Cozinha

Receitas perfeitas para impressionar num jantar romântico

Foto: Ksenia/Pexels

Foto: Bruna Branco/CLAUDIA

Salada de folhas com nozes caramelizadas e vinagrete de romã

Salada de folhas com nozes caramelizadas e vinagrete de romã 

Para as nozes caramelizadas
80 gramas de nozes
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
Para o vinagrete
8 colheres (sopa) de polpa de romã
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de chalota picada fino
2 colheres (sopa) de mel
8 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Para a salada
10 xícaras de folhas baby variadas
2 xícaras de radicchio
1/2 xícara de queijo gorgonzola esmigalhado 1 xícara de semente de romã

Prepare as nozes caramelizadas Em uma panela, leve as nozes e o açúcar mascavo ao fogo médio, mexendo sempre. Cuidado para não deixar queimar. Se necessário, abaixe o fogo. Quando o açúcar estiver completamente derretido, despeje as nozes caramelizadas em uma superfície forrada com papel-manteiga, separando-as com um garfo. Deixe secar por dez minutos ou até endurecer.

Prepare o vinagrete Em um pote com tampa, junte todos os ingredientes e 4 colheres (sopa) de água. Tampe e agite com força para misturar bem. Ajuste o sal e a pimenta se necessário.

Prepare a salada Em uma tigela grande, disponha as folhas baby e o radicchio. Salpique com as nozes caramelizadas, o queijo gorgonzola e, por último, as sementes de romã. Regue a salada com o vinagrete e sirva.

*Receita cedida por Bruna Branco

Foto: Bruna Branco/CLAUDIA

Bruschetta de morango com redução de
vinagre balsâmico

Bruschetta de morango com redução de vinagre balsâmico

1/2 xícara de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de açúcar
500 gramas de morango fresco fatiado
Folhas frescas de manjericão
1 baguete grande
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara de queijo brie ou cream cheese

Em uma panela pequena, junte o vinagre balsâmico e 1 colher (sopa) de açúcar. Leve ao fogo alto e deixe ferver até a mistura reduzir a cerca de metade do volume original – ela deve ficar com consistência de xarope, mas não muito espessa. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela média, misture o morango, o açúcar restante e o manjericão. Reserve. Corte a baguete em dez pedaços e cada pedaço ao meio. Disponha-os em uma assadeira pincelada levemente com o azeite e leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de cinco minutos ou até que fiquem dourados. Retire do forno e deixe esfriar. Espalhe um pouco do queijo brie em cada pedaço e cubra com 1 colher (sopa) da mistura de morango. Regue com a redução de balsâmico e sirva.

*Receita por Bruna Branco

Foto: Angelo Dal Bó/CLAUDIA

Polenta brustolada com queijo colonial e molho de tomate assado

Polenta brustolada com queijo colonial e molho de tomate assado

Para a polenta
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal a gosto
1 xícara de fubá mimoso
200 gramas de queijo colonial em fatias e folhas de manjericão frescas para finalizar
Para o molho
6 tomates italianos cortados em quatro
1 cebola cortada em quatro
2 dentes de alho inteiros
1 folha de louro
1 colher (sopa) de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para untar
1/2 xícara de manjericão fresco

Prepare a polenta Em uma panela, refogue o alho na manteiga por três minutos. Adicione 3 ½ xícaras de água e tempere com sal. Junte o fubá aos poucos, mexendo para não empelotar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 15 minutos ou até engrossar. Transfira para uma assadeira ou travessa, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos duas horas.

Prepare o molho Em uma assadeira, disponha o tomate, a cebola, o alho e o louro. Regue com o azeite e tempere com uma pitada de sal. Leve ao forno preaquecido a 230°C por 20 minutos ou até que as cebolas comecem a tostar levemente. Retire as folhas de louro, transfira para o liquidificador, adicione o manjericão fresco e bata na função pulsar, adicionando água filtrada suficiente apenas para bater. Corrija o sal, se necessário, e tempere com pimenta. Retire a polenta da geladeira e corte-a em 12 retângulos. Em uma frigideira, de preferência de ferro, untada com óleo, grelhe as fatias de polenta aos poucos, em fogo médio, por cerca de três minutos, sem mexer. Vire com cuidado para não descolar a crosta, cubra com o queijo colonial e mantenha no fogo até derreter o queijo. Sirva as fatias grelhadas com o molho de tomate e folhas de manjericão fresco.

*Receita da chef Ana Luiza Trajano

Foto: Giovanna Cury/CLAUDIA

Quibe de lentilha rosa e quinoa vermelha

Quibe de lentilha rosa e quinoa vermelha

1 batata-doce (ou inglesa) média sem casca, cortada em cubos
2 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de sal
1 cebola pequena cortada em cubos
1/2 colher (chá) de sal
4 colheres (chá) de pimenta síria
1 colher (chá) de páprica defumada
1 xícara de lentilha rosa cozida
2 tâmaras hidratadas em água
1 colher (sopa) de tahine
1 xícara de quinoa vermelha cozida
1 maço picado de hortelã
1/3 de xícara de pinole torrado (opcional)
Suco de 1/2 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
4 a 6 colheres (sopa) de farinha de semente de girassol ou de amêndoas

Em uma fôrma, adicione 1 colher (sopa) de azeite e sal, coloque a batata-doce e leve para assar em forno preaquecido a 190°C por 30 minutos ou até ficar macia. Reserve. Em uma frigideira grande, aqueça 1 colher (sopa) de azeite no fogo baixo. Adicione a cebola, o sal, a pimenta síria e a páprica. Mexa bem e deixe a cebola dourar. Adicione um pouco de água aos poucos para desgrudar do fundo da panela, até a cebola caramelizar. Em um processador de alimentos, bata a lentilha rosa, a batata-doce assada, as tâmaras, o tahine e o refogado da cebola caramelizada até formar uma massa homogênea e lisa. Leve a mistura para uma tigela e adicione a quinoa vermelha cozida, distribuindo por toda a massa. Adicione a hortelã, os pinoles, o suco de limão, o sal e a pimenta. Se necessário, ajuste os temperos. Observe a textura da massa e adicione a farinha de girassol gradualmente, até obter uma textura firme e seca. Unte uma assadeira redonda ou retangular com azeite e despeje a massa do quibe de maneira uniforme. Com uma faca, faça recortes no desenho que desejar. Leve para o forno preaquecido a 190°C e asse por 30 minutos. Sirva em seguida.

*Receita por Giovanna Cury

Foto: Camila Seraceni/CLAUDIA 

Espaguete ao
pesto de espinafre

Espaguete ao pesto de espinafre

350 gramas de macarrão espaguete
1 1/2 espinafre (apenas a folha)
1 1/2 folha de manjericão
4 colheres (sopa) de azeite
1/2 limão (suco)
1/3 xícara (chá) de nozes ou castanha de caju
1 dente de alho ralado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão 

Em uma panela, cozinhe o espaguete em água com sal, seguindo as instruções da embalagem ou até ficar al dente. Escorra reservando 1/4 de xícara da água do cozimento. Volte o espaguete à panela com o fogo desligado. Bata os demais ingredientes em um mixer ou em um liquidificador potente até obter um pesto homogêneo. Junte ao espaguete e misture. Despeje a água do cozimento reservada e mexa delicadamente. Sirva com mais parmesão.

*Receita da food stylist Camila Seraceni

Foto: Bruna Branco/CLAUDIA

Trifle de frutas vermelhas

Trifle de frutas vermelhas

Para o pão de ló
5 ovos
2/3 de xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 ¼ xícara de farinha de trigo peneirada
Para a compota
400 gramas de morango picado
100 gramas de framboesa
2 ½ colheres (sopa) de açúcar

Para o creme
1 ½ litro de creme de leite fresco
Raspa de 1 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha
6 gemas
2 colheres (sopa) de açúcar granulado
2 colheres (chá) de amido de milho

Para o chantili
2 xícaras de creme de leite fresco gelado
2 colheres (sopa) de açúcar
Para montar o trifle
4 colheres (sopa) de xerez ou outro licor
500 gramas de morango cortado ao meio
250 gramas de framboesa cortada ao meio
Framboesas e morangos inteiros para decorar

Prepare o pão de ló Na batedeira, bata os ovos e o açúcar em velocidade alta por dez minutos ou até que aumentem de volume. Junte a baunilha. Adicione aos poucos a farinha de trigo peneirada, mexendo delicadamente para incorporá-la à mistura. Em uma fôrma de 24 centímetros de diâmetro untada, leve a massa ao forno preaquecido a 180°C por 25 minutos ou até que, espetando um palito no centro, ele saia seco. Retire do forno, deixe esfriar e desenforme. Reserve.

Prepare a compota Em uma panela, misture o morango, a framboesa, o açúcar e 8 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe, mexendo sempre, por cinco minutos ou até que as frutas estejam macias e a calda tenha engrossado. Reserve.

Prepare o creme Em uma panela, junte o creme de leite e a raspa da fava de baunilha ou o extrato. Cozinhe em fogo baixo até reduzir à metade. Reserve. Em uma tigela, misture as gemas, o açúcar e o amido de milho. Adicione aos poucos o creme de leite quente mexendo sempre. Retorne a mistura à panela e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Coe e cubra com filme plástico aderido à superfície do creme. Deixe esfriar.

Prepare o chantili Na batedeira, bata o creme de leite em velocidade alta. Junte o açúcar e bata de três a cinco minutos ou até que a mistura fique firme a ponto de não cair do batedor. Cuidado para não bater muito e amanteigar.

Monte o trifle Corte o pão de ló em cubos de cerca de 3 centímetros. Em um recipiente de vidro grande, disponha uma camada do bolo no fundo e regue com o xerez. Distribua metade do creme por cima e cubra-o com metade da compota. Disponha metade do morango e da framboesa cortados ao meio. Repita as camadas de bolo, xerez, creme, compota e frutas. Cubra com o chantili e decore com as framboesas e os morangos inteiros. Leve à geladeira por no mínimo seis horas antes de servir.

*Receita por Bruna Branco

Foto: Lili Fujiy/CLAUDIA 

Minipavlovas com curd de amora e amêndoa tostada

Minipavlovas com curd de amora e amêndoa tostada

1 xícara (chá) de amora congelada (para o curd)
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal (para o curd)
4 gemas (para o curd)
1 limão apenas o suco (para o curd)
4 claras de ovos em temperatura ambiente (para o merengue)
1 1/4 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (para o merengue)
3/4 colher (sopa) de vinagre de maçã (para o merengue)
3/4 colher (sopa) de maisena (para o merengue)
1/4 xícara (chá) de amêndoas (para as amêndoas)
250 gramas de creme de leite fresco (para o chantili)
1 colher (sopa) de açúcar refinado (para o chantili) 

Prepare o curd Em uma panela pequena, leve ao fogo as amoras, o açúcar e a manteiga até levantar fervura. Com a ajuda de um espremedor de batata, amasse as frutas para obter uma geleia. Reserve. Em uma tigela, bata levemente as gemas. Junte a elas parte da geleia e misture bem. Volte à panela com a geleia restante e cozinhe em fogo baixo até engrossar. Desligue o fogo e coe. Junte o suco de limão e misture. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por quatro horas. Prepare o merengue Na batedeira, bata as claras em neve em velocidade média/baixa. Quando começarem a espumar, acrescente aos poucos 1/3 do açúcar peneirado. Bata por dois minutos e adicione mais 1/3 do açúcar. Continue batendo até que se dissolva bem. Adicione o açúcar restante e bata até formar picos firmes. Desligue a batedeira, adicione o vinagre e bata por mais cinco segundos. Junte a maisena e bata por mais cinco segundos. Forre uma assadeira com papel-manteiga. Com um lápis, desenhe quatro discos de 12 centímetros cada um e distribua o merengue entre eles. Com ajuda de uma colher, espalhe fazendo uma pequena cavidade em cada centro, formando pequenos cestos – se preferir, faça ninhos com um saco de confeitar. Leve ao forno preaquecido a 130ºC (ou à temperatura mais baixa possível) por cerca de 50 minutos. Cuidado para não deixar queimar. Os merengues devem ficar bem secos, branquinhos e firmes por fora. Deixe esfriar no próprio forno entreaberto. Prepare as amêndoas Em uma assadeira, leve as amêndoas ao forno a 180ºC por dez minutos ou até tostar, retirando a assadeira na metade do tempo, com cuidado, e chacoalhando bem. Deixe esfriar e pique com uma faca. Prepare o chantili Na batedeira, bata o creme de leite em velocidade média, adicionando o açúcar aos poucos, até começar a ficar firme (cuidado para não bater em excesso e virar manteiga). Distribua o chantili entre os ninhos de suspiro e sirva com o curd e as amêndoas picadas por cima.

*Receita da fotógrafa e food stylist Lili Fujiy 

Foto: Bruna Branco/CLAUDIA

Sangria

Sangria

1 garrafa de vinho tinto seco de 750 mililitros
1 maçã, com casca, cortada em fatias
1 laranja, com casca, fatiada e cortada em quatro
1/4 de xícara de licor de laranja
1/4 de xícara de suco de maçã pronto
Gelo a gosto
Espumante ou prosecco

Em uma jarra grande de vidro, misture o vinho, as frutas, o licor e o suco de maçã. Leve à geladeira por, no mínimo, uma hora – o ideal são quatro horas. Distribua a sangria entre seis copos com gelo, com 1 colher (sopa) das frutas em cada um, complete com o espumante e sirva.

*Receita por Bruna Branco 

Veja outras receitas em claudia.com.br