Foi traída? Dê a volta por cima em qualquer situação
Dicas para você superar a traição caso queira se separar ou decida a perdoar
Diz um ditado popular: “Um dia você foi, é ou será traída”.
Foto: Dreamstime
A possibilidade de traição sempre existirá. O que pode mudar é como encaramos essa situação. Há quem prefira se entregar às lágrimas e remoer a mágoa por dias, meses ou anos. Outras mulheres encontram forças para dar a volta por cima e seguir adiante, seja optando pela separação ou pelo perdão. Martha Daud, psicóloga especializada em casais, de São Paulo, sugere sete passos para sair da fossa e valorizar a mulher maravilhosa que mora em você.
1. Esqueça o que aconteceu
Por mais que doa, isso é o certo a fazer, especialmente se você optar por manter a relação. Se quiser continuar com ele, passe por cima do assunto, ou será assombrada pelo fantasma da outra eternamente. E jogar o assunto toda hora na cara dele pode acabar com o respeito que há entre os dois.
2. Refaça seus planos
Isso vale para quem deu uma segunda chance ao parceiro ou para quem dispensou o cara. Lembre-se: você precisa ter um projeto de vida que também lhe traga felicidade, como o amor. É a hora certa de olhar para si mesma e levar adiante um plano abandonado na gaveta.
3. Livre-se da culpa
Se achar que você também errou, perdoe-se. E saiba: não temos poder sobre a vida de ninguém. Sabemos que o orgulho ferido dói. Mas não somos propriedade de ninguém e as pessoas são livres para fazer suas escolhas ao longo do tempo. Liberte-se do medo e da culpa.
4. Esqueça a sede de vingança
Nunca, jamais, em tempo algum pense em vingança. Concentre-se em seus planos e objetivos de vida. Não espere a ferida cicatrizar para voltar a ser feliz. Valorize a pessoa maravilhosa que você é, com todas as qualidades e defeitos.
5. Seja franca
Seja sincera consigo mesma e, se for casada, com seus filhos. Mas poupe as crianças. Elas não devem ser usadas para você conseguir o que quer. Se a separação for inevitável, fale com elas na presença de seu marido.
6. Redescubra o prazer
Busque atividades que a deixavam feliz e você abandonou durante o relacionamento. Ler, ir ao cinema, dançar, cantar, seja o que for, retome seu projeto de onde parou e não o abandone mais. Pode ser qualquer coisa até matricular-se em uma academia se você (e só você!) não estiver feliz com seu corpo.
7. Fique longe dos palpiteiros
Ninguém, além dos dois, precisa saber o que está acontecendo. Caso decidam pela separação, mantenham a opção em segredo pelo tempo que for necessário. Como os dois estão sensíveis e têm mil questões práticas para resolver moradia, dinheiro, pensão de filhos… , não dá para desperdiçar energia respondendo às perguntas dos curiosos, alerta Martha.