4 ambientes onde a madeira é o centro das atenções
Com uma pegada outonal, peças de madeira clara remetem à natureza e imprimem um astral de calmaria ao espaço
Diz Alain de Botton, filósofo e um dos gurus do bem-estar contemporâneo, que nossas escolhas estéticas reproduzem ideais de felicidade e harmonia. “Há uma nostalgia da vida singela e íntegra vivida em meio à natureza”, afirma.
Esse mood saudosista traz dos países nórdicos – e de outros pontos do planeta – não um sopro gélido, mas um jeito caloroso, descomplicado e ao mesmo tempo acolhedor de pensar o visual da casa.
Cool ao máximo, o movimento faz uso da madeira clara nos móveis, acessórios e acabamentos por razões quase unânimes. “Além de sustentável, é um material naturalmente belo”, opina o arquiteto australiano Jon Clements. “E tem forte apelo emocional, pois multiplica o aconchego e espalha um aroma delicioso no ar”, emenda o sueco Bjorn Forstberg.
Como trazem a lembrança da vida perto da floresta, produtos de faia, pínus, freixo, bétula, bambu e carvalho branco, com seus delicados veios à mostra, viraram um antídoto elegante contra o ritmo turbinado da vida moderna. Aposte nessa ideia e desacelere!