10 ideias para deixar um hall escuro bem iluminado
A primeira impressão que todos tem do interior da casa é do hall. Garanta que ela seja ótima com estas oito ideias para iluminar um hall escuro
O hall de entrada diz muito sobre uma casa, principalmente sobre como o morador recebe suas visitas. Ele é a primeira impressão que qualquer convidado – e você mesmo, todos os dias – terá do espaço. Por isso é importante que ele não seja apenas bonito, mas bem iluminado, tornando-o acolhedor. A lista abaixo sugere maneiras de iluminar o ambiente:
1. Use um espelho
Uma das soluções mais simples e efetivas para iluminar um ambiente escuro – e de quebra deixá-lo visualmente maior – é usar um espelho. Se possível, coloque-o em uma parede em que ele consiga não só refletir a luz natural, mas também uma peça-chave do ambiente, como uma obra de arte.
2. Tenha vidro na fachada
Não há nada melhor que luz natural para rebater a escuridão! No hall, ela pode ser obtida instalando uma porta com painéis de vidro. Por questões de segurança e privacidade, estes podem ser jateados ou texturizados.
3. Ilumine o balaústre de madeira
Escadas com balaústres naturais de madeira são elegantes e imponentes, mas o tom escuro do material pode atrapalhar a reflexão de luz pelo ambiente, deixando-o mais escuro. Suavize estes efeitos pintando-os de branco! A textura da madeira permanecerá ali, em outra cor.
4. Ou vá de transparência!
Outra maneira de iluminar o lar por meio das cores e efeitos visuais é substituir o balaústre comum por vidro. A transparência possibilita o fluxo natural da luz, ótimo para casas de estilo contemporâneo.
5. Luz natural no teto
A luz natural é extremamente poderosa – mas às vezes não é possível ter janelas no hall Se este for o caso, porque não experimentar claraboias? Entre o vão da escada ou em um espaço do teto, elas podem iluminar até três vezes mais que janelas comuns, de acordo com a National Association of Rooflight Manufacturers do Reino Unido.
6. Roube luz da lateral
O hall está isolado, sem janelas e sem claraboia? Experimente criar uma janela interna, compartilhando a luz dos ambientes ao lado! Outra maneira de fazê-lo sem grandes mudanças estruturais é investir em portas com vidro translúcido entre o hall e os cômodos adjacentes, assim a luz natural é dividida por todo o piso.
7. Imite os nórdicos
Os escandinavos são mestres no aproveitamento da luz. Um de seus truques é o uso da cor, principalmente no piso. Chãos de madeira clara ajudam a trazer leveza ao espaço pouco iluminado.
8. Todo branco
Por fim, a cor branca pode ser usada para enganar a escuridão do hall, refletindo a luz ao máximo quando aplicada em todas as superfícies. Comece pintando a face interna da porta de entrada! Do lado de fora, capriche na pintura com a sua cor favorita – inspire-se em nossa matéria com 20 portas coloridas para você impressionar à primeira vista.
Leia também:
5 ideias para criar um hall de entrada que ocupe pouco espaço
14 halls de entrada que arrasam na decoração
7 contas no instagram dedicadas a portas incríveis
Clique e conheça a LOJA CASA CLAUDIA!