Recusa de visto americano para brasileiros triplicará em 2016

Mesmo antes da chegada de Donald Trump ao poder, já está mais difícil para os brasileiros entrarem nos Estados Unidos.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o índice de rejeição de vistos americanos para turistas brasileiros deve fechar o ano em 15% – três vezes mais do que no ano anterior, quando foi de 5,36%. Ou seja, mesmo antes da chegada de Donald Trump ao poder, já está mais difícil para os brasileiros entrarem nos Estados Unidos.

A embaixada americana não quis comentar a reportagem, mas, de acordo com o jornal, entre os motivos para o aumento da recusa está a crise econômica que o Brasil atravessa e também uma “percepção de que um número maior de brasileiros pretende emigrar ilegalmente”.

A maior rejeição ao turista brasileiro, no entanto, não se limita aos Estados Unidos. Na União Europeia, houve aumento de 41% no número de brasileiros barrados no segundo trimestre deste ano, 945. No mesmo período de 2015 foram 669 barrados, de acordo com dados da Frontex — agência responsável pelas fronteiras do bloco.

A Folha de S.Paulo obteve também acesso a um relatório do Itamaraty onde são feitas críticas à decisão de isentar turistas americanos da necessidade de visto de turismo. A medida será votada nesta terça-feira (22), na Câmara. De acordo com o Itamaraty, além do motivo financeiro – os vistos geram uma receita considerável à pasta – há também a quebra do princípio de reciprocidade, levando em conta que os turistas brasileiros continuariam obrigados a solicitar o documento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s