Por que a gravidez de gêmeos é diferente?

A gestação de gêmeos tem exigências próprias e exames específicos. Saiba um pouco mais sobre o assunto

Confira quais são as principais diferenças entre gestão única e a de gêmeos
Foto: Getty Image

Além da emoção e da expectativa em dose dupla, a gestação de gêmeos tem exigências próprias, que precisam ser respeitadas para garantir o bem-estar da mãe e a segurança dos bebês. Segundo o obstetra e ginecologista Nilson Roberto de Melo, o risco materno na gestação única é de 25%; e na de gêmeos, 80%.

Um acompanhamento médico próximo é essencial na gravidez de gêmeos, com especial atenção aos exames de ultrassom e hemogramas. O primeiro ultrassom deve acontecer ainda na oitava semana e revela se os gêmeos são monozigóticos (idênticos) ou dizigóticos (diferentes).

Como a mãe fica mais sujeita a anemia, hipertensão e diabetes gestacional recomendam-se exames frequentes. Durante a gravidez, a atividade física também deve ser reduzida. É recomendável diminuir, inclusive, o esforço gasto nas tarefas domésticas e o nível de estresse. O ideal é fazer pausas de repouso pela manhã e à tarde.

Reforço na equipe de parto

Além de obstetra, anestesista e enfermeiras que normalmente acompanham qualquer nascimento, no parto de gêmeos há necessidade de um pediatra e de uma enfermeira obstétrica para cada bebê, pois, dependendo da idade gestacional e do grau de maturidade, esses recém-nascidos requerem cuidados especiais.

Nem sempre é possível dar à luz naturalmente a gêmeos. Por isso, prepare-se para ser mais tolerante com a possibilidade de passar por uma cesariana. O importante é que haja uma boa comunicação entre a mãe e o médico. Ele avaliará a posição de cada bebê e saberá qual a melhor opção.


Quais as principais diferenças entre a gestação única e a de gêmeos

Gestação única

Duração: de 38 a 40 semanas
Peso ideal do bebê: 3 kg
Quanto a mãe engorda: de 8 a 12 kg
Afastamento da rotina: não é necessário

Gestação de gêmeos

Duração: de 36 a 37 semanas
Peso ideal do bebê: de 2,4 a 2,7 kg
Quanto a mãe engorda: de 14 a 18 kg
Afastamento da rotina: a partir da 34ª semana
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s