Piquenique perfeito: Inspiração e dicas para uma festa ao ar livre

Especialistas listam os doces ideais e dão dicas para organizar uma festa surpreendente

No Brasil, o tema piquenique começou tímido há alguns anos, mas já se consolidou como forte tendência para 2016. As festas íntimas, onde o foco é a diversão dos convidados, têm feito sucesso entre pais e filhos. O piquenique pode ser realizado em um parque, no jardim do condomínio, sítio da família ou até em um salão fechado, desde que devidamente decorado. Inspire-se!

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Em dias quentes, o ideal é montar uma área de piquenique ao livre, com toalhas e almofadas para as crianças brincarem. Espalhe pequenos mimos pelo espaço, como bambolês, bolinhas de salão e bolas.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Já a mesa do bolo deve ser mantida em um local protegido da luz solar e preferencialmente com ar condicionado.  Assim, os doces ficam perfeitos até o fim da festa.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

“Priorize os doces em embalagens individuais. Eles ficam protegidos de insetos durante o evento e ainda são mais fáceis de os convidados levarem para casa após a festa”, aconselha Luana Costa, chocolatier do Atelier ChocoGula de Chocolates Artesanais.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

As frutas são essenciais no cardápio do piquenique. Colocadas em bowls, as uvas servem como petiscos para a mesa dos convidados.  Já a melancia pode ser espetada em palitos, ficando mais charmosa e prática de ser consumida, especialmente pelas crianças. Prepare também suqueiras com sucos naturais e opções de água aromatizada e mineral para refrescar os convidados.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli / Divulgação

Yuri Catelli / Divulgação

De valor mais elevado em comparação a outros doces, os biscoitos decorados valem o investimento. “Não tenho dúvidas de que é um produto que valoriza – e muito – a mesa do bolo. São delicados, criativos, saborosos e ainda acompanham a temática da festa”, explica Deise Sezerino, uma das cookie designers mais importantes do país.

Para piqueniques, o trunfo está na alta durabilidade. “Em festas ao ar livre eles não derretem , nem estragam com facilidade,  mas evita-se deixa-los expostos ao sol. Em média após 20 dias começam a perder suas características de sabor”, explicou Deise, proprietária da Doce Maria Ideias Personalizadas.

Mas não se anime com a primeira oferta de preço baixo, sem antes conhecer de perto o trabalho do profissional.  Segundo a especialista, o biscoito decorado perfeito deve ser macio, perfumado (em geral pela baunilha) e saboroso pela  simplicidade de ingredientes. Seja qual for a arte do doce, a cobertura de glacê deve ser  generosa,  plana,  e limpa, sem excessos no desenho.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Os pães de mel decorados no palito dão um visual diferente à mesa. Os doces no palito, aliás, são as apostas para 2016 da confeiteira Daniela Pais, da Divinos Doces Comemorações. “O detalhe do palito é simples, mas traz muito charme a mesa do bolo e a criançada adora, pois esse formato facilita a hora de comer”, explicou. Outra vantagem do pão de mel no palito é a boa durabilidade: de 5 a 7 dias.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Luana Costa concorda. Os espetinhos de brigadeiro gourmet estão entre os doces preferidos da chocolatier para este ano. Eles perdem apenas para os minichurros no copinho com fundo de doce de leite.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Como em toda festa, os cupcakes não podem faltar. “Os minicupcakes perfeitos devem ser bem recheados e com massa levemente úmida. A textura deve ser bem fofinha e a decoração impecável! Nada de pasta americana manchada, cobertura caindo ou mole. É importante avaliar bem o trabalho do profissional. Não tenha preguiça de pesquisar trabalhos anteriores e verificar indicações antes de comprar. Isso evita decepção no dia da festa”, aconselha Daniela Pais, lembrando que o minicupcake dura até dois dias sem ressecar.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Em cupcakes grandes, fique atenta à quantidade de recheio. Afinal, nem sempre mais é melhor.  “Se o bolinho for muito recheado pode ficar enjoativo. Os convidados não conseguem comer inteiro e acaba ocorrendo desperdício”, aconselha Débora Tirabasso, chef pâtissière e proprietária da Jolie Doces Artesanais.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Os cakepops são lindos e deliciosos. Banhados em chocolate colorido combinando com a decoração eles dão um toque fino à decoração. Débora Tirabasso sugere o bolo misturado a brigadeiro, mas obter um resultado mais saboroso. “O bolinho deve estar macio, úmido, porém firme pra ficar bem estruturado no palito e não desmoronar”, explicou, completando que o chocolate da cobertura deve ser do tipo nobre, nunca hidrogenado ou fracionado. “Vale a pena investir sempre em chocolates de boa qualidade. Faz toda a diferença!”. Os cakepops têm durabilidade média de 4 dias.

Yuri Catelli

Yuri Catelli

Como já dissemos aqui, as lembrancinhas criativas tem feito sucesso entre os pais. Para festa com tema piquenique, uma boa opção é a lousinha de tecido, feita com estampa que lembra as toalhas de piquenique.

Ficha técnica:

Decoração: Kacuca Decoração Infantil
Fotografia: Yuri Catelli, da Ariane Chiebao Fotografia
Brigadeiros gourmet, bombons de uva, minichurros, chocomaçãs e espetinhos de brigadeiro: Atelier ChocoGula de Chocolates Artesanais
Cupcakes e cakepops: Jolie Doces Artesanais
Biscoitos decorados:  Doce Maria Ideias Personalizadas
Pães de mel no palito e minicupcakes: Divinos Doces Comemorações
Almofadas personalizadas: KMix Estamparia

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s