“Nas reuniões, sempre sou interrompida, principalmente pelos homens”

Nossa colunista Cynthia de Almeida dá sugestões para lidar com colegas mal-educados e se colocar no ambiente de trabalho

Meus chefes e pares dizem que eu devia participar mais ativamente das reuniões. Eu tento, mas sou tímida e sempre interrompida por colegas, especialmente pelos homens. Alguma dica?

Infelizmente você não é a única garota boazinha a perder a vez e a voz para algum colega do sexo oposto. Homens são pródigos em interromper mulheres. Existe até um termo em inglês, “manterrupter”, neologismo que significa algo como “homem interrompedor”, tal é frequência com que o fato ocorre. Sei como pode ser difícil vencer a cultura sexista, mas a americana Jessica Bennett, autora de um manual de sobrevivência no escritório (Feminist Fight Club), tem boas sugestões para amplificar nossa voz nesses ambientes. Escolhi duas delas:

1) Não pare de falar
Isso mesmo: ao ser interrompida, continue a falar. Mesmo que ele aumente a voz ou gesticule, siga em frente. Por mais estranho que pareça a cena, as pessoas vão se esforçar por ouvi-la sob a voz de que a interrompeu.

2) Fale com firmeza
Esqueça os “com licença”, “só para”, “Humm”, e fale com convicção, mesmo que tenha que fingi-la: “Eu sugiro”, “eu acredito”, “eu estou segura de que”. E, principalmente, nunca, jamais peça desculpas antes de falar.

Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e escreve semanalmente aqui no site. Mande sua dúvida de carreira para ela

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s