Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Muito tarde para ser mãe?

Série americana levanta reflexão sobre gravidez tardia

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 05h57 - Publicado em 27 jan 2016, 15h34

Uma cena do seriado americano Portlandia causou burburinho na internet. A personagem interpretada pela atriz Carrie Brownstein está pensando em engravidar e decide se consultar com um ginecologista. Ela diz que está “nos estágios iniciais da decisão, ainda em cima do muro”. 

Se a ideia era discutir planejamento familiar e fertilidade antes de tomar uma decisão, as coisas mudaram de figura quando na consulta ela se surpreende com o conselho do médico. Ele diz que, de acordo com seu histórico, ela precisa ser rápida, já que é “quase uma solteirona”. 

Se isso soa ridículo, basta perguntar para qualquer mulher acima dos 35 anos que esteja considerando ter filhos e elas vão dizer que a cena foi bastante real. Mulheres que engravidaram com mais de 35 anos são consideradas em “idade materna avançada”. 

A verdade é que, sim,  a gestação para mulheres que já passaram dos 35 anos (cada vez mais comum) exige alguns cuidados especiais para transcorrer tranquilamente. Mas ainda que tenham, por exemplo, dificuldade na fertilização, pela queda na qualidade dos óvulos, são aquelas que engravidam só a partir dos 40 que passam a integrar o grupo de riscos gestacionais. 

Continua após a publicidade

Como as mulheres estão esperando cada vez mais para engravidarem talvez seja hora de encorajá-las a escolherem serem mães no momento mais adequado e fazer o possível para que se sintam confortáveis com a escolha.

LEIA MAIS: Grávida aos 45 anos de sua terceira filha, a empresária paulista Pilar Guido de Castro encara os olhares de desconfiança ou indiferença para sua barriga que cresce a cada dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.