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Feedback: 4 dicas para receber bem uma crítica e aproveitá-la para crescer

Entender como os outros veem você e suas atitudes, sondar se tem colecionado mais críticas ou elogios. Tudo isso é oportunidade para crescer. Só é preciso saber escutar os feedbacks no trabalho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 31 out 2016, 11h31 - Publicado em 9 abr 2014, 22h00

A importância de saber ouvir críticas e aproveitá-las para crescer
Foto: Getty Images

Prepare: quantas críticas ou elogios você ouve durante um dia? Mas a quantos desses comentários você realmente dá ouvidos? Poucos? Pois entre eles pode estar um bom feedback que você está desperdiçando. “Compreender um feedback exige treino. Primeiro, é necessário controlar a tendência que todos temos de querer decidir de antemão se a avaliação será positiva ou negativa”, afirma a americana Sheila Heen, coautora do livro Thanks for the Feedback, sem previsão de lançamento no Brasil. “Devemos encarar o que está sendo dito como um empurrão para alcançar um objetivo.”

A lição, portanto, é deixar os julgamentos ou interpretações para depois e concentrar-se apenas no aqui e agora, ou seja, na mensagem que está sendo dita. Não que seja fácil, mas é preciso ter distanciamento emocional e reconhecer que essas falas funcionam como as pistas de uma caça ao tesouro, que trarão dicas valiosas para você chegar aonde quer.
 

Veja quatro dicas práticas de como receber bem um feedback:

1. Controle seus pensamentos
Coloque toda a sua atenção no que está sendo falado. Contenha o ímpeto de querer interpretar ou julgar no ato cada trecho da conversa. E nem pense em interromper quem fala. Esse não é um momento para emoções. Faça um esforço para deixá-las em segundo plano e resista à tentação de dramatizar. Para crescer, é preciso ter postura humilde e aberta.

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2. Evite impulsos de fuga ou ataque
Apesar de instintivos, pois nos sentimos ameaçados quando recebemos críticas, eles não trazem nenhum benefício. Ponha isso na cabeça: posturas de confronto, como fazer comentários agressivos ou irônicos, podem degringolar a conversa e até prejudicar a relação com o chefe.  Da mesma forma, fuja de atitudes passivas.

3. Repita a mensagem
Em voz alta, quando seu chefe  parar de falar, faça um resumo do que foi dito. A técnica, chamada espelhamento, facilita a compreensão e mostra ao outro que você estava atenta. Também é a chance de esclarecer pontos que tenham sido vagos. Por exemplo, o que quer dizer “comprometimento” para  o seu superior? Assim, vocês alinham conceitos.

4. Reflita sobre o que foi dito
Mas faça isso depois, sozinha e com a cabeça fria. Sem a armadilha das emoções, é menor a chance de você transformar o papo em um golpe contra a sua autoestima ou em culpa. Retome os fatos, pense nos exemplos citados e compare com a sua visão. Quanto mais sincera for consigo mesma, melhor. Evoluir é um processo desafiador, mas os resultados compensam.

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