Efeito concreto: dicas para usar cimento na decoração

O mais básico entre os materiais de construção, o cimento pode aparecer no piso, na parede, em móveis e até em pequenos objetos.

Talvez você não saiba, mas provavelmente seu imóvel tem vigas e pilares de concreto – escondidos sob camadas de reboco, argamassa e tinta. Afinal, são eles que compõem a estrutura da maioria das construções brasileiras.

Beleza revelada
Para quem se dispõe a reformar, expor esses elementos pode ser um dos melhores modos de obter o ar moderno e despojado que o concreto agrega. Foi isso que fez a arquiteta Nathália Favaro, do escritório paulistano Vitrô, no próprio apartamento.

 

Efeito concreto

Ela avisa, porém, que a solução dá trabalho e requer um bom pedreiro. “Mas o resultado vale a pena. Prefiro sempre remover material a acrescentar, pois o ambiente fica mais leve”, diz. Agora, se a ideia não for encarar uma obra em casa, aposte em elementos que reproduzem o efeito com capricho: vale montar uma divisória nova com blocos vazados prontos ou colocar diferentes objetos de concreto pela casa.


Olhe para baixo
Composto de areia e água, além de cimento, o cimentado é um piso muito comum. Porém, só fica bonito de verdade com uma preparação cuidadosa.

 

Efeito concreto

Para facilitar, muitas marcas oferecem misturas já prontas, como a escolhida pelo arquiteto Diego Revollo, de São Paulo, para revestir chão, paredes e teto do apartamento abaixo. “Uma vantagem dessa massa resinada está no resultado homogêneo, com textura aveludada e aspecto menos rústico”, afirma ele. Há também opções que simulam a aparência de cimento e os ladrilhos hidráulicos, que acrescentam um desenho gráfico interessante.

Leia também: 5 truques de decoração para seu apartamento parecer maior


Móveis sob medida
Bancadas, prateleiras e mesas moldadas com concreto têm um irresistível apelo modernista. Arquitetos badalados, como Ruy Ohtake, adoram a ideia, que ainda por cima é mais acessível – sai mais barato fazer um tampo de concreto do que providenciar um bom granito. Para tanto, é preciso um profissional que desenhe o móvel, definindo alturas e espessuras, e mão de obra caprichosa para executá-lo. Também há peças já prontas à venda.

Efeito concreto

Leia também: 9 regras simples para decorar sem erro


Subindo pelas paredes
O cimentado na parede também fica lindo e nem precisa cobrir a superfície inteira: um cantinho já faz toda a diferença. O arquiteto paulistano Décio Navarro empregou nele uma mistura de cimentos branco e comum. “O contraste com o azul realça o efeito”, atenta.

Efeito Concreto

(Adriano Escanhuela/)

Para não precisar lidar com um canteiro de obras em casa, prefira painéis e papéis de parede que reproduzem o jeitão do cimento e são fáceis de aplicar. Obras de arte ou fotos também podem trazer essa atmosfera urbana ao ambiente.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Fica sofisticado e moderno, parabéns !!!