Decoração de Natal: 9 ideias de experts para criar uma mesa de sonho

Inspire-se nas composições assinadas por grandes especialistas do mercado de eventos

Que tal começar a colecionar ideias para a produção da casa no Natal? Já é o segundo ano que a decoradora Amelinha Amaro, dona da loja Divino Espaço, no bairro de Moema, em São Paulo, convida grandes experts na arte de receber para criarem mesas decoradas. Desta vez, a mostra, que começou no dia 21 e vai até o dia 28 de outubro, reúne o trabalho de nomes como o florista Vic Meirelles, a consultora de estilo Virginia Lamarco e as decoradoras Renata ChapChap e Suva Albuquerque. Até o confeiteiro Stefan Behar, que faz guloseimas finas de encher os olhos, montou uma mesa supercriativa ali – ela é toda recheada de bolos, doces e chocolates com motivos natalinos. Durante esta semana, 10% das vendas serão revertidas para a ONG paulistana Viver e Sorrir. 

Natal divertido

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Nos tradicionais tons de Natal, a mesa de Lucila Zahran Turqueto, fundadora do site Casa de Valentina, traz um toque infantil. Os brinquedos de madeira espalhados pela mesa, os móbiles (foto), e as caixas de presente forradas com tecido, são responsáveis por essa atmosfera. 

Frutas à mesa

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Natal sempre tem que ter um quê lúdico. Assinada pelo badalado florista Vic Meirelles, a mesa destaca o uso de maçãs vermelhas na decoração. Intercale as frutas com galhos e folhagem verde, distribua-as também  entre cestos de ratã  e crie uma composição divertida –  as crianças vão adorar!  

Prateado em alta

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Aqui, os talheres dispensam o porta-talheres e ficam encaixados no enfeite, que lembra um grande galho. Em casa, reúna diversos galhos, pinte-os com tinta em spray prateada e intercale-os. Daí, é só dispor os talheres na composição, como desejar. Outro destaque é o trabalho de crochê (ou tricô) arrematando o anel de guardanapo –  artesanato na decoração é uma grande tendência!  A criação despretensiosa é da decoradora Solange Campos. 

Que tentação!

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Inspirado no Natal europeu – que abusa de tons mais neutros, como branco, creme e marrom -, o confeiteiro Stefan Behar misturou objetos de decoração reais à guloseimas de chocolate com motivos natalinos – olha que graça estas mini árvores de chocolate ao leite!  Em casa, arrisque colocar chocolates de formatos variados em vidros de diferentes tamanhos. 

Inove o pisca-pisca

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Criação da decoradora Renata ChapChap, o arranjo de galhos pintados com tinta em spray metalizada ganha charme extra com as luzinhas de Natal. Na base, um vaso de vidro imponente. Se não tiver um assim em casa, também vale um cooler do mesmo material.  

Arranjo de pinhas

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Porcelana, metal dourado, madeira e vidro convivem harmoniosamente na mesa da decoradora Mirtes Machado. “Quis sair das cores convencionais e propor algo fresco e moderno”, diz, à respeito dos tons de azul que prevalecem na composição. Na foto, o vidro em forma de árvore (se você tiver um com formato cônico, já vale!) foi recheado com pinhas, criando um arranjo simples e de efeito.  

Natal no campo

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Vai passar a ceia na casa de campo, no sítio ou na fazenda? Aposte na mistura de materiais naturais, como palha e bambu para decorar a mesa. Foi o que fez a  decoradora Suva Albuquerque nesta produção que segue o estilo rústico. Destaque para as botinhas de tecido com grisinis, que marcam o lugar de cada convidado na mesa. 

Mesa natural

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Aproveite os potes vidro (de geleia, de palmito, de azeitona) da sua casa: preencha-os com pequenas pinhas, velas e até folhagens e crie um centro de mesa original. A ideia é do arquiteto José Roberto Freire, que usou apenas os tons terrosos e variações de verde na sua decoração. 

Toque contemporâneo

Rodrigo Zorzi

Rodrigo Zorzi

Moderna, a mesa da consultora de estilo Virginia Lamarco, abusa de transparências (no vaso de vidro, na jarra, nas taças, na garrafa aramada…). Talheres, copos e pratos foram dispostos separadamente, por categoria, como num serviço à americana – prático para você que recebe muitas pessoas em casa. O toque rústico surge em detalhes, como nos ciprestes espalhados pelo tampo de mármore da mesa; e na dupla de árvores de fibra no centro. “Enrole a fita que desejar. Escolhi uma dourada, pois gosto de trabalhar com tom sobre tom”, explica ela. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s