Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Conheça a New Hand Lab, galeria que dá vida a uma antiga fábrica

Para manter vivo o empreendimento de seu pai, Francisco Almeida povou a antiga indústria de lanifícios com artistas, artesãos e músicos

Por Isabella Marinelli Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 29 out 2016, 14h35 - Publicado em 29 out 2016, 10h15

Francisco tinha apenas dez anos quando entrou pela primeira vez na fábrica de lanifícios António Estrela. Nos tempos áureos da lã em Covilhã, no centro de Portugal, o empreendimento de seu pai era um entre mais de 200 – hoje reduzidas a zero.

As brincadeiras do garoto sempre contavam cenário industrial, fato que talvez explique o afeto pelo lugar. É com lágrimas nos olhos que ele lembra, hoje, aos 59 anos, as empreitadas de sua família para manter viva a tradição.

roteiro portugal

Ele dá a sua contribuição. Por acreditar que um espaço só tem vida quando habitado, abriu as portas da fábrica inativa para novos artistas e comerciantes. Nasceu assim a New Hand Lab, uma mistura de galeria de arte com espaço de coworking.

Continua após a publicidade

Toda a produção de lá gira em torno da lã e nunca estarão presentes dois comerciantes concorrentes desenvolvendo o mesmo trabalho. “Até mesmo quando o trabalho é musical faz referência aos lanifícios. Recentemente, tivemos apresentações musicais em que o barulho do tear virou inspiração para as canções”, conta o herdeiro. Além disso, os expositores não pagam para estar lá.

new hand lab

Já os visitantes encontram roupas, móveis, objetos de decoração, entre outros artigos, quase exclusivos devido à produção artesanal e, por isso, reduzida. Sazonalmente, também pode curtir uma bela exposição fotográfica ou ainda violinistas ensaiando. O passeio, entretanto, carrega uma carga emocional. Encanta-se quem tem a chance de ver o brilho nos olhos de Francisco e sua esposa Ana, 53 anos, quando falam das dificuldades e das vitórias na condução deste sonho.

Continua após a publicidade

“Para manter isso funcionando, preciso trabalhar fora. Luz, água… Tudo é pago por nós”, explica o casal. Ana usa seus conhecimentos da engenharia química, curso em que se graduou, para desenvolver novas cores de tingimento. As vendas dos bonecos infantis de lã que produz ajudam a completar a renda.

SERVIÇO

Informações sobre visitas:
E-mail: newhandlab@gmail.com
Facebook:New Hand Lab – Covilhã
Rua Mateus Fernandes -Travessa do Ranito 6200 – Covilhã, Centro de Portugal.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.