“Como vender minha ideia para um investidor?”

Nossa colunista de carreira, Cynthia de Almeida, adianta: "só quem está preparado para ouvir nãos, consegue chegar a um sim”

Sou funcionária de uma empresa mas meu sonho é empreender e ter meu próprio negócio. Tenho uma ideia que acho genial mas preciso de financiadores e sou péssima para vender o meu projeto. Alguma pista?

O mais difícil você já tem: uma ideia que acha ótima. Sobre saber vendê-la, que é de fato a única forma de atrair financiadores ou um eventual sócio capitalista, a minha dica é muito simples: treine. Isso mesmo: você, como a grande maioria das mulheres, diz que “não sabe vender”ou “não gosta de vender”.  Para vencer essa barreira é preciso primeiro entender que ninguém nasce sabendo vender nada. Algumas pessoas são mais extrovertidas e articuladas, mas nem sempre isso faz delas boas vendedoras. Mesmo que você seja tímida, o melhor que tem a fazer é treinar um discurso convincente. Ele (o seu discurso) deve ser objetivo: o que você tem para oferecer, com dois ou três pontos altos do seu produto, e o que deseja do seu interlocutor (sociedade, parceria, um aporte financeiro). Sua fala deve ser clara e curta. Para testar sua efetividade, treine antes na frente do espelho e depois com dois ou três amigos. Simule a conversa (lembrando que sempre é melhor tê-la ao vivo do que por telefone, nunca por email), preste atenção nos comentários e corrija possíveis falhas. Um bom truque é escrever primeiro. O ato de escrever ajuda a clarear suas ideias. Se sua conversa toda durar 5 minutos, tente reduzir para 4.  Ou três minutos. No Vale do Silício, na Califórnia, berço das start-ups mais promissoras do mundo, há eventos em que projetos são oferecidos a financiadores em no máximo 1 minuto! Importante: se você cumprir todo o  roteiro e mesmo assim não convencer a primeira pessoa para quem tentou vender sua ideia, nem a segunda ou terceira, não desanime. Só quem está preparado para ouvir nãos, consegue chegar a um sim. Boa sorte!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s