Como falar com os filhos sobre jogos online e segurança na internet?

Em quase todos os momentos, online e offline se misturam - e isso não seria diferente para as crianças e os adolescentes. É possível lidar com isso de forma eficaz?

Um jovem de 13 anos morreu após de ser encontrado dentro do quarto do pai, com uma corda enrolada no pescoço, em frente ao computador. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu e faleceu menos de 24 horas depois. A família suspeita que o incidente tenha relação com um desafio feito por amigos depois da derrota em um jogo online. Gustavo Riveiros Detter era de São Vicente, no litoral de São Paulo.

Segundo o G1, o tio materno do garoto disse ter colhido informações sobre a morte do sobrinho. O adolescente jogava o game League of Legends. Quando alguém perdia determinado episódio, os o perdedor era desafiado pelos outros participantes a cumprir o “jogo da asfixia”, do inglês Choking Game, em que a pessoa interrompe o fluxo de ar com as mãos ou com objetos para induzir desmaios, euforia ou tontura.

O boletim de ocorrência afirma ainda que o garoto brincava com outros três colegas quando aconteceu o enforcamento e que a cena teria sido acompanhada em tempo real pelos outros participantes do jogo pela webcam. Essa não seria a primeira vez que o estudante participava do tal desafio. Um dos jogadores escreveu em uma das conversas online que achava que o ‘Detter’ (sobrenome da vítima) havia “ido se enforcar de novo”.

O caso foi registrado no 7º DP de Santos, mas será investigado pela Delegacia Sede de São Vicente.

Como falar com os filhos sobre perigos da internet?

“A internet é o mundo e nossos filhos precisam saber quais comportamentos são seguros e quais não são ao usar a rede”, explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG, empresa de soluções em segurança online. Para ele, o ambiente virtual é análogo ao real e, por isso, valem os valores offline na hora de orientar os filhos.

Para ajudar no monitoramento, alguns itens podem ser levados em consideração:

1. Pesquise sobre o produto eletrônico antes de presentear seu filho

É importante dominar o dispositivo (celular, tablet ou computador) para que possa orientar corretamente seu filho sobre o uso. É ainda melhor compreendê-lo mais do que a criança.

2. Configure o perfil de “controle dos pais” antes de entregá-lo

Atualmente, a maior parte dos eletrônicos vem com ajustes de controle parental. Essa ferramenta serve tanto para bloquear sites incompatíveis com a idade de seu filho, quanto para monitorar os passos nas redes.

3. Demonstre interesse pelas atividades online

Conversar com seu filho sobre o que ele anda fazendo no ambiente digital é a melhor maneira de estreitar os laços e desenvolver uma relação de confiança mútua. A partir daí, ele ficará menos suscetível a perigos – já que mantém um diálogo aberto com os pais. Por exemplo: Ele joga com os amigos? Peça, de forma carinhosa e interessada, para que ele te mostre como funciona o game e com quem joga. O autoritarismo só atrapalha nessas horas e o caminho amistoso é a melhor opção.

Também vale lembrar que é apenas através desse relacionamento franco que você se sentirá tranquila ao permitir que ele tenha momentos de individualidade – especialmente na adolescência, fase em que os jovens podem recorrer ao isolamento para se descobrir e que precisam desse espaço. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s