Salada no pote: aprenda a montar uma refeição rápida e saudável

Descubra os benefícios de armazenar suas refeições em jarros de vidro, a nova febre gourmet.

Não é à toa que esse é o novo hit gourmet em vários lugares do mundo. Além de ser superprático, armazenar sua comida em potes de vidro tem uma lista extensa de vantagens: por possuírem tampas, impedem o contato direto do alimento com o ambiente externo, não possuem odor, ajudam a controlar a porção (olha a dieta!), além de conservar a comida melhor e por mais tempo (isso significa que você pode preparar sua salada na noite anterior).  “É uma ótima ideia para garantir um almoço rápido, prático, saboroso e supersaudável, para quem vive na correria”, diz a nutricionista Patricia Davidson, da clínica Patricia Davidson Haiat, no Rio de Janeiro.

Para que fique mais fácil na hora de comer, a preparação deve ser feita em camadas. Concentre o molho na primeira camada, seguida dos ingredientes densos como tomate, milho, pepino e cenoura.  Por fim, as folhas devem ficar por cima. “Assim você impede que elas fiquem murchas ao entrar em contato com o molho, mas vale dar aquela chacoalhada na hora que for consumir”, sugere a nutricionista. Confira as dicas para você montar a salada perfeita: 

Fotos: Getty Images / Arte:  Rodrigo de Oliveira Souza

Fotos: Getty Images / Arte: Rodrigo de Oliveira Souza

1ª camada: molho

Escolha uma das três opções abaixo para criar seu molho.

Opção 1:

2 colheres de mostarda Dijon + suco de 1 limão + 1 colher de chá de mel + 3 colheres de azeite + tomilho à gosto

Opção 2:

½ xícara de azeite + nozes picadas + suco de ½ limão + ½ xícara de manjericão + 1 alho ralado

Opção 3:

1 xícara de iogurte + 3 colheres de azeite + raspas de 1 limão + ½ xícara de hortelã + 1 cebolinha

Fotos: Getty Images / Arte:  Rodrigo de Oliveira Souza

Fotos: Getty Images / Arte: Rodrigo de Oliveira Souza

2ª camada: ingredientes densos

Agora, escolha os ingredientes que vão manter o molho e as folhas separados. Escolha uma das três opções abaixo.

Opção 1:

Peito de frango em tiras + milho cozido + abacate + cenoura

Opção 2:

Rabanete em rodelas + pepino em pedaços + grão de bico + cebola roxa

Opção 3:

Quinua cozida + mussarela de búfala + cogumelos + tomatinhos cereja

Fotos: Getty Images / Arte:  Rodrigo de Oliveira Souza

Fotos: Getty Images / Arte: Rodrigo de Oliveira Souza

3ª camada: folhas

Finalize com a dupla de folhas que parece ser mais apetitosa para você!

Opção 1:

Agrião + Alface frisée

Opção 2:

Folhas de beterraba + alface lisa

Opção 3:

Agrião + Radicchio

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