Quem tem filhos vive por mais tempo, mostra pesquisa

Estudos mostram que, para viver bem depois dos 80 anos, o apoio dos filhos é fundamental

Há algum tempo já se sabe que ter filhos diminui a taxa de mortalidade. Esse fato se dá, principalmente, porque o apoio dado pela próle aos pais quando estes atingem uma idade mais avançada se faz mais presente. No entanto, o levantamento pioneiro feito pelo Instituto Karolinska, na Suécia, acrescenta um detalhe interessante a esse fato: o efeito protetor dos filhos.

Leia também: Tem filhos? Saiba como as crianças podem afetar seu relacionamento amoroso

Foram colhidos dados de 704.481 homens e 725.290 mulheres que moram na Suécia, nasceram entre 1911 e 1925 e tiveram ou não filhos. A pesquisa revela que a taxa de mortalidade aumenta entre indivíduos mais velhos. Porém, a análise de outros fatores que podem influenciar esse índice, como o nível de escolaridade, somada à paternidade mostrou que a expectativa de vida é maior.

Ao passo que a média da expectativa de vida entre mulheres que tiveram filhos é 84,6 anos, a de mulheres sem filhos é 83,1 anos. Com relação aos homens, para os quais a diferença se faz mais evidente, a expectativa de vida é 80,2 anos para os que foram pais, enquanto os que não foram têm uma expectativa de vida de aproximadamente 78,4 anos.

Leia também  Estudo expõe que bebês devem dormir no quarto dos pais até um ano

Para os pesquisadores, os resultados estão relacionados ao apoio e afeto, fundamentais em estágios mais avançados da vida, e não a efeitos biológicos. O fato dos filhos estarem presentes na vida de pais mais velhos e se atentarem aos cuidados médicos deles são dados relevantes que corroboram para esse aumento na expectativa de vida.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s