Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jovens brasileiras são as que mais se esquecem de tomar pílula

Acredite: mais da metade delas não se lembra de fazer uso do contraceptivo pelo menos uma vez por semana.

Por Priscila Doneda
Atualizado em 21 jan 2020, 04h30 - Publicado em 27 set 2016, 16h19

A geração dos millennials (também conhecida como geração Y, do milênio, ou da internet) é composta por jovens adultos na faixa entre 20 e 35 anos. Por terem uma impressionante capacidade de absorver informações ilimitadas e de desenvolver mais de uma tarefa ao mesmo tempo, eles estão cada vez mais estressados – e esquecidos também.

É o que aponta a pesquisa global “Millennials e Contracepção – Por que nos esquecemos?”, realizada pela Bayer em nove países (Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Irlanda, Itália e México). Por meio de um rápido questionário online, 4500 mulheres, usuárias de diversas marcas de pílulas anticoncepcionais, com idades entre 21 e 29 anos falaram sobre seus hábitos. No Brasil, o estudo contou com o apoio do Departamento de Ginecologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

De maneira geral, o objetivo foi explorar de que forma a memória das mulheres dessa faixa etária pode ser impactada pelo estresse, considerando as mudanças no estilo de vida em um curto espaço de tempo e a influência disso em suas atividades e hábitos rotineiros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, mais de 16 milhões de mulheres estão na faixa entre 20 e 29 anos, o que representa 16,2% da população total do país. De acordo com as informações da pesquisa, muitas delas deixam de se lembrar regularmente de algumas tarefas diárias e os números são realmente impressionantes. Cerca de 58% das entrevistadas brasileiras contaram que se esquecem regularmente de tomar a pílula anticoncepcional, 20% delas não se lembram de tirar a maquiagem antes de dormir e 10% delas se esquecem de pegar itens como chaves, carteira e celular antes de sair, por exemplo. Geralmente, elas atribuem esse comportamento a uma tendência ao esquecimento (39%), a alguma preocupação (30%) e a mudanças na rotina (13%).

areeya_ann/Thinkstock/Getty Images areeya_ann/Thinkstock/Getty Images

Continua após a publicidade

Outro dado alarmante é que, no mundo todo, as brasileiras são as que mais falham na hora de tomar a pílula anticoncepcional. 58% delas contaram que isso aconteceu pelo menos uma vez no último mês e 55% delas não se lembram de tomar o contraceptivo pelo menos uma vez na semana. De acordo com o estudo, as entrevistadas alegaram que os principais motivos apontados para o esquecimento são:

  •     Não tomar a pílula todo dia no mesmo horário (32%),
  •     Não deixá-la em lugar visível (21%),
  •     Estresse no trabalho ou estudos (20%) e/ou
  •     Agenda muito cheia (17%).

Mundialmente, uma em cada cinco mulheres afirmou que tomar a pílula é a atividade que está mais propensa a esquecer, enquanto duas em cinco contaram que não se lembraram da pílula pelo menos uma vez no último mês. Nesse caso, a preocupação foi apontada como a principal causa.

Vale ressaltar, ainda, que seis em cada dez brasileiras não tomam a pílula anticoncepcional no mesmo horário todos os dias e quase 40% delas não julgam necessário ter esse cuidado. Justamente pelo fato de sua eficácia ficar comprometida com o uso típico, é necessário destacar a importância de escolher, em parceria com um ginecologista de confiança, um método que se encaixe, da melhor forma possível, ao estilo de vida de cada mulher. É preciso avaliar se ela consegue manter uma rotina com contraceptivos de curto prazo – aqueles que exigem atenção diária -, ou se ela pode se dar melhor com outras alternativas contraceptivas reversíveis de longa duração – aquelas que têm mais de um ano de duração, não dependem do uso perfeito para ter completa eficiência e são inseridas por profissionais da área.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.