Crianças que não tomam leite de vaca são menores, dizem estudos

Leites vegetais ou de animais que não sejam a vaca têm menos proteína do que a versão tradicional da bebida

Amêndoas, soja, aveia, cabra… Opções não faltam para quem não quer – ou não pode – consumir leite de vaca. Um estudo recente, publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition (um periódico americano de nutrição clínica), porém, trouxe más notícias para os pais que não incluem leite de vaca na dieta dos pequenos.

De acordo com os pesquisadores do St. Michael’s Hospital, no Canadá, crianças que não tomam leite de vaca – e bebem leite vegetal ou leite de outro animal em substituição – são menores do que crianças que consomem a bebida. Foram avaliados 5.034 meninos e meninas entre 2 e 6 anos de idade.

Leia também: É possível criar o bebê vegetariano?

Para cada dose diária (um copo) de leite vegetal ou de outro animal que não fosse a vaca, a criança era 0,4 centímetros menor do que a média para sua idade. A preocupação é com o desenvolvimento da criançada, já que aos 3 anos de idade a diferença entre o tamanho dos voluntários era de 1.5 centímetros.

Ainda não se sabe porque consumir ou não leite de vaca influencia tanto a altura dos pequenos, mas os médicos suspeitam que o fato dos valores nutricionais das bebidas não serem equivalentes esteja prejudicando o consumo de nutrientes nas quantidade corretas. “O valor nutricional do leite de vaca é regulamentado nos Estados Unidos e no Canadá mas o teor de nutrientes nos outros leites não é”, disse Jonathon Maguire, médico que participou do estudo.

Leia também: 10 substituições saborosas que não sabotam a dieta

Nos Estados Unidos e Canadá, por exemplo, onde o estudo foi feito, 2 copos de leite de vaca contém 16 gramas de proteína, o que representa 100% da quantidade de proteína recomendada para uma criança de três anos. Dois copos de leite de amêndoas contém 4 gramas de proteína, apenas 25% da quantidade recomendada.

No Brasil, esses valores também são regulamentos por lei. Um copo de leite de vaca (200 mL) possui, em média, 6,4 gramas de proteína. Um copo de leite de soja possui 5,2 gramas de proteína e, segundo a nutricionista Raquel Bráz Assunção Botelho disse ao UOL, o leite de aveia e o leite de amêndoas possuem 2 gramas de proteína. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que a ingestão diária de proteínas para crianças seja de 13 gramas para crianças entre 1 e 3 anos de idade e 19 gramas para crianças entre 4 e 6 anos de idade.

Quer ficar por dentro das nossas principais matérias? Assine o nosso newsletter!

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s