Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Brasil perderá certificado de erradicação do sarampo

Governo planeja campanhas de vacinação para evitar que a situação se agrave e pretende erradicar a doença novamente até 2020.

Por Nathalia Giannetti
Atualizado em 15 jan 2020, 21h58 - Publicado em 20 mar 2019, 09h35

Na última terça-feira, o Ministério da Saúde comunicou que, após a identificação de uma endemia de sarampo no Pará, em fevereiro deste ano, o Brasil não poderá ser mais considerado livre da doença, perdendo o certificado de erradicação.

Em mensagem oficial enviada para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a instituição relatou a ocorrência dos novos casos e informou que já está buscando maneiras de combater o avanço do sarampo no território brasileiro – por enquanto, há apenas ocorrências endêmicas, ou seja, que se concentram em uma determinada região.

Segundo o Ministério da Saúde, isso acontece devido às baixas taxas de vacinação. “Iniciamos a gestão, no atual governo, com taxas de imunização muito baixas. Elas atingiram um pico em 2003, mas, no geral, de lá para cá, caíram ano a ano até chegarem perto de 80% no ano passado. O patamar ideal é acima a 95%”, afirma o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

Para evitar que a situação se agrave, serão feitas campanhas de vacinação nas áreas de risco, como Amazonas, Pará e Roraima. O governo pretende investir em propagandas de incentivo à imunização de crianças com menos de 5 anos, público mais vulnerável, e aumento da oferta da vacina. A ideia é obter novamente o certificado de erradicação até março de 2020.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.