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Ambev, Coca-Cola e PepsiCo deixarão de fornecer refrigerantes em escolas

A medida que visa combater a obesidade infantil e tornar a alimentação infantil mais saudável foi divulgada em um comunicado conjunto redigido pelas três gigantes do setor, nesta quarta-feira (22)

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 14h38 - Publicado em 22 jun 2016, 13h57

Os três maiores nomes do setor de bebidas: Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil divulgaram, nesta quarta-feira (22), um comunicado redigido em grupo que promete rever a distribuição de refrigerantes em instituições de ensino. Segundo o conteúdo anunciado, a partir de agosto, as empresas deixarão de distribuir diretamente estes produtos para que crianças com idade inferior a 12 anos não possam comprar.

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A medida que visa combater a obesidade infantil e tornar a alimentação infantil mais saudável admite: “crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo“. No lugar do líquido preto docinho e cheio de gás, sucesso em qualquer recreio, os pequenos poderão consumir produtos como “água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos”. 

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Há cerca de três meses, a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas (ABIR) advertiu às marcas para que interrompessem a produção e a veiculação de peças publicitárias voltadas ao público infantil. Recentemente, pesquisas de mercado também demonstraram uma queda significativa na receita das empresas desta área – em relação ao ano passado, a produção em nível nacional caiu cerca de 5,9%, quando comparada com 2014. E em 2016, o cenário não difere: desde maio, a fabricação dos produtos apresentou um déficit de 3,68%. Para reagir aos números decrescentes, empresas do ramo têm apostado em novas bebidas – geralmente mais saudáveis. 

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Leia na íntegra o comunicado divulgado oficialmente pelas três empresas: 

“A obesidade é um problema complexo, causado por muitos fatores, e as empresas de bebidas reconhecem seu papel de ser parte da solução. A partir de agosto, a Coca-Cola Brasil, a Ambev e a PepsiCo Brasil vão ajustar o portfólio de bebidas vendidas diretamente às cantinas de escolas no país. A principal mudança é que as empresas venderão às escolas para crianças de até 12 anos (ou com maioria de crianças de até essa idade) apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos.

O novo portfólio tem como referência diretrizes de associações internacionais de bebidas. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

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No momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas escolares sem a orientação e a companhia de pais e responsáveis, e crianças abaixo de 12 anos ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo. Coca-Cola Brasil, Ambev e PepsiCo Brasil entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente em escolas que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

A escolha do portfólio no Brasil também foi baseada em conversas com especialistas em saúde pública, alimentação e nutrição, além de profissionais e instituições ligadas aos direitos das crianças. A política valerá para as cantinas que compram diretamente das fabricantes e de seus distribuidores. Em relação às demais, aquelas que se abastecem em outros pontos de venda (supermercados, redes de atacados e adegas, por exemplo), haverá uma ação de sensibilização desses comerciantes por meio da qual todos serão convidados a se unir à iniciativa.

As três companhias também estão trabalhando com a ABIR (Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas) para que essas diretrizes de venda de bebidas a escolas sejam um compromisso de todo o setor.”

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