7 dicas para manter a forma durante e após a gravidez

Conversamos com Angélica Banhara, autora do "Guia da Grávida em Forma", e reunimos conselhos para manter a saúde durante a gestação.

A jornalista Angélica Banhara sempre levou uma vida saudável e esses cuidados, é claro, continuaram durante a gravidez. Especializada em nutrição e fitness, ela teve duas gestações tranquilas, com parto normal e amamentação até os 10 meses dos bebês. A experiência, somada à contribuição de profissionais da saúde, virou um livro chamado “Guia da Grávida em Forma”, em que ela dá dicas de alimentação e exercícios para futuras mamães e mulheres que estão passando pelo período pós-parto.

Mas nem pense que a ideia é um manual cheio de obrigações a serem cumpridas! A maior regra é respeitar o próprio corpo e o que ele pede – afinal, se faz bem para a mãe, fará bem para o bebê.

Conversamos com a autora e ela deu alguns conselhos para levar durante a maternidade:

Moderação 

A gestação não é momento de pensar em perder peso. Apesar de curtir sem neuras, lembre-se de que 300 calorias extras diariamente já são suficientes na adaptação da dieta.

Como montar um prato saudável

Um prato saudável não é um prato rebuscado, muito pelo contrário. É possível montar uma refeição equilibrada com os alimentos que sempre temos em casa.  Angélica ensina: “É bom pensar que o prato terá um filé do tamanho de uma mão. Pode ser frango, peixe ou carne vermelha magra. Além, disso coloque uma porção do tamanho de um punho de carboidratos e a outra metade preencha com folhas e legumes”.

Sobremesa leve

Para a sobremesa, ela recomenda frutas com canela: “Maçã ou banana podem ser assadas, no forno ou no micro-ondas”. Mas, se bater aquela vontade de um chocolate, não dispense: opte por um tablete com cerca de 30g.

Aposte nos lanchinhos!

Para manter-se bem disposta, o truque é ter aquele lanchinho à mão. Para levar ao trabalho, invista em opções práticas; como frutas, iogurtes e mix de castanhas. Para evitar a fome constante, torradas leves salgadas são boas opções.

Vontade de doces

Já para não atacar os doces, troque guloseimas por opções mais naturais.  Frutas secas (do tipo “bananinha”), damasco, uva passa e ameixa são as indicações da jornalista. Outra ideia é experimentar compotas com queijo branco. “Basta escorrer a calda”, ensina.

Vá com calma nos exercícios

Atividades físicas que ofereçam risco de queda,  comprometam o equilíbrio ou exijam mudanças repentinas de posição são contraindicadas. Por outro lado, se o obstetra autorizar, aulas de baixo impacto (na água, por exemplo) e alongamento são interessantes.

Aproveite os momentos com a criança

Para recuperar a forma, aproveite seu tempo com o bebê. Angélica diz que usava os passeios de carrinho para se mexer. “Quando o neném já está maior, esse momento serve como uma caminhada com ritmo razoável”, indica.

Gostou das dicas? Anote as informações sobre o livro:

“Guia da Grávida em Forma”,  Angélica Banhara
Editora Abril | 2015
R$24,90

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s