‘Nos vestimos de homem para nos darem valor’, protestam jogadoras

Atletas de futebol do time paraguaio San Lorenzo entraram em campo protestando contra o preconceito no esporte e a falta de verbas

Com barba e bigode pintados no rosto e segurando cartazes que diziam: “nos vestimos de homem para que nos deem valor”. Foi assim que as jogadoras do time de futebol feminino Club Sportivo San Lorenzo, do Paraguai, entraram em campo no último final de semana.

Leia também: Marta Silva se emociona: “Não deixem de apoiar o futebol feminino”

O protesto foi dirigido a direção do clube, acusada de não repassar a verba da Federação de Futebol do Paraguai destinada à equipe feminina. Segundo declarações da capitã do time principal Johana Benítez ao jornal La Nación, as categorias femininas estão sem infraestrutura para treinar, sem campo para jogar e sem assistência quando se machucam. Elas decidiram, então, se vestir como homens, já que eles têm toda a atenção dos responsáveis do clube.

(Facebook@csslfem/Reprodução)

Leia também: Seleção feminina de futebol está jogando sem contrato assinado pela CBF

De acordo com informações do portal Dibradoras, a Coordenadoria de Futebol Feminino da APF distruibui 15 milhões de guaranis (equivalente a R$ 9 mil) a cada clube para ajudar com custos dos torneios femininos. Mas, desse valor, o departamento de futebol feminino do San Lorenzo recebeu apenas 2 milhões de guaranis.

Leia também: Em reação ao machismo, time de futebol dá ingressos para mulheres

Prestação de contas

O San Lorenzo, por outro lado, emitiu um comunicado em que garante que “as equipes femininas jamais foram objeto de discriminação de qualquer parte da Comissão Diretora”. Os dirigentes do clube dizem que a responsabilidade da falta de repasse é da coordenação do departamento de futebol feminino, que ainda não prestou contas à direção.

Enquanto a direção do San Lorenzo parece não conseguir se entender, as atletas sofrem com o descaso dentro do próprio clube.

(Facebook@csslfem/Reprodução)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s