Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Veja o que você pode ou não levar ao Enem

Vai fazer ou conhece alguém se preparando para o Enem? Então, confira essas dicas essenciais!

Por Da Redação
Atualizado em 10 nov 2019, 01h29 - Publicado em 1 nov 2019, 16h16

Neste domingo (10), acontece o segundo dia de provas do Enem, que avaliará conhecimentos de Ciências da Natureza e Matemática. Por isso, a equipe de CLAUDIA separou as dicas mais importantes para você conseguir se programar e ir bem na prova!

Não perca o que está bombando nas redes sociais

O que levar

Para fazer o exame, é obrigatório levar documento oficial de identificação original com foto. Mas vale lembrar que documentos em formato digital não serão aceitos. Caso você tenha perdido o seu, será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias.

Além disso, é obrigatório levar caneta com tinta preta em tubo transparente. A dica aqui é levar mais de uma, assim, se alguma falhar, você tem uma caneta reserva. Outros materiais como lápis, borracha, lapiseira e corretivo não serão aceitos. Assim como celular, chave e fones de ouvido. Por isso, na entrada da sala, você receberá um envelope para guardar os itens proibidos.

Continua após a publicidade

Já pensou se alguma empresa de telemarketing liga para o seu celular bem na hora ou se um despertador antigo resolve tocar?  Por isso, mesmo dentro dos envelopes, os aparelhos eletrônicos devem permanecer desligados e com todos os alarmes desativados.

Você também deve levar seu comprovante de inscrição impresso.

(maroke/ThinkStock)

Portões

Sabe aquelas clássicas cenas que assistimos pela TV de pessoas desesperadas do lado de fora do portão da prova? Para isso não acontecer com você, preste atenção aos horários. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h, em ponto. Neste segundo dia, a prova termina às 18h30.

Uma dica importante é conferir com antecedência o endereço do local de exame pelo portal https://enem.inep.gov.br/. Calcule a distância e o tempo até o local para saber o horário ideal para sair de casa. Mas lembre-se de que próximo ao local você pode enfrentar um pouco de trânsito.

Dicas na hora da prova

Para escrever o rascunho da redação, use a Folha de Rascunho, que neste ano ficará na última página do Caderno de Questões. E lembre-se de assinar a prova no local indicado.

Continua após a publicidade

É isso. Tente se manter calmo, isso ajudará você a se lembrar dos conteúdos e a deixará mais confiante. Boa prova!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.