Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tailandesa de 91 anos termina faculdade e recebe diploma do rei

Vovó Kim, além de demonstrar ter muita força e esbanjar felicidade, provou que é possível realizar sonhos mesmo depois de passado tanto tempo

Por Roberta Tinti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2017, 16h46

Jamais diga que você está velha demais para tentar algo novo. É isso que provou Kim Jagal Kunakul, a Vovó Kim, de 91 anos. A tailandesa, que nasceu na província de Phayao, tinha desde a infância o sonho de se formar na faculdade – e, esbanjando saúde e com um sorriso estampado no rosto, ela conseguiu realizá-lo!

A senhora estava inscrita no curso de arte da Sukhothai Thammathirat Open University desde 1998 e teve seus estudos interrompidos diversas vezes ao longo dos anos. No entanto, apesar de passados tanto tempo, seu filho Mongkol Kunakul não deixou de incentivá-la e, no último dia 9, ela finalmente se formou.

Leia mais: Sheryl Sandberg: “E assim começou o restante da minha vida”

(Thai PBS/Reprodução)

À Thai PBS, canal local, Vovó Kim disse que seu grande segredo para o sucesso foi seu comprometimento. E a conquista não para por aí. A senhora recebeu seu diploma das mãos do próprio rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn.

“Se não aprendemos ou lemos, não sabemos o que dizer. Se estudamos, além de ler as notícias, saberemos como contribuir para a nação e a sociedade”, refletiu ela.

Vovó Kim não é a única senhora tailandesa que teve a honra de se formar depois de tanto tempo. O país, que possui um programa de incentivo à educação de idosos e disponibiliza cursos mais baratos, já teve cerca de 200 estudantes com mais de 60 anos de idade.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.