Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Senado aprova projeto que torna crime de estupro imprescritível

Atualmente, o crime prescreve após 20 anos de sua ocorrência. Projeto agora segue para a Câmara dos Deputados.

Por Da Redação
Atualizado em 10 ago 2017, 17h16 - Publicado em 10 ago 2017, 13h06

O plenário do Senado Federal aprovou na última quarta-feira (9) a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que torna o crime de estupro imprescritível. Agora, a PEC 64/2016 segue para votação no plenário da Câmara dos Deputados em Brasília.

O texto foi aceito por unanimidade em segundo turno na casa.  Em maio, os senadores já haviam aprovado a proposta de autoria do senador Jorge Viana (PT/AC) em primeiro turno da votação, que teve 66 votos a favor da PEC, uma abstenção e nenhum voto contrário.

A proposta de emenda à Constituição de Viana vale para para casos de estupro e estupro de vulnerável. A pena para esses crimes pode chegar a 30 anos caso a violência sexual seja seguida de homicídio.

Pelo Código Penal, crimes cujas penas são superiores a 12 anos prescrevem após 20 anos de sua ocorrência. Para o autor da PEC, a imprescritibilidade do estupro é necessária porque muitas mulheres levam muitos anos para tomar coragem para abrir denúncia contra o estuprador e sentem-se desestimuladas para fazê-la ao saber que o agressor pode não ser punido. “Vai acabar com o silêncio de meio milhão desses crimes, que acontecem diariamente no Brasil”, disse Viana em discurso no Senado.

Continua após a publicidade

Leia mais: “Fui estuprada”: famosas que revelaram ter sofrido abuso sexual

Atualmente, apenas 10% dos dos episódios de estupro que acontecem no Brasil chegam à polícia, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Em 2015, o país registrou 45 mil denúncias de estupro, conforme o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) – o que representa um novo estupro a cada 11 minutos.

Leia mais: Em 75% dos casos de estupro, o autor do crime é próximo à vítima

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.