Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Punição de juíza que deixou menina presa com 30 homens é suspensa

A jovem sofreu agressões e foi estuprada. Juíza Clarice Maria de Andrade até recebeu um pedido de transferência, mas ele só foi encaminhado dias depois

Por Da Redação
Atualizado em 19 jan 2017, 15h08 - Publicado em 19 jan 2017, 15h05

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, suspendeu a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que previa punição da juíza Clarice Maria de Andrade, do Pará, por manter uma jovem de 15 anos presa com homens durante 26 dias.

A adolescente, suspeita de furto, dividiu cela com cerca de 30 indivíduos, na delegacia de Abaetetuba (PA), em 2007. Durante este período, foi vítima de agressões de todos os tipos e estuprada. O caso se tornou, assim, uma referência de violação aos direitos no País.

Leia também: A juíza que deixou uma garota presa entre homens acaba de ser premiada

Marco Aurélio Mello entendeu que o CNJ descumpriu uma decisão prévia do Supremo. A liminar do ministro foi assinada em dezembro e publicada nesta quarta-feira (18).

Continua após a publicidade

Histórico do caso

A juíza foi afastada, em 2010, após o CNJ decidir por uma aposentadoria compulsória. O relator Arnaldo Hossepian, durante seu voto, disse que Andrade “abdicou deliberadamente do exercício de suas competências, atuando de forma burocrática e indolente, negligenciando em salvaguardar os interesses da mulher e, num segundo momento, de menor inimputável”.

Entretanto, tal posição foi revista pelo STF dois anos depois. Eles entenderam que faltaram provas de que a magistrada soubesse das condições em que a ordem de prisão da adolescente ocorreu.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que, em 7 de novembro de 2007, Clarice recebeu um ofício da autoridade policial de Abaetetuba pedindo “em caráter de urgência” a transferência da adolescente. No documento, constava o risco de a jovem “sofrer todo e qualquer tipo de violência por parte dos demais”. Apesar disso, a juíza encaminhou ofício à Corregedoria de Justiça do Pará com o pedido a transferência apenas 13 dias depois.

Últimos passos

Já em outubro de 2016, o CNJ suspendeu a atuação do magistrado por ao menos dois anos. Neste período, o juíz em questão recebe um salário proporcional sem exercer suas atividades. Na ocasião, a defesa alegou que os conselheiros voltaram a analisar a parte de uma denúncia já descartada pela Suprema Corte.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao portal de notícias da Associação de Magistrados do Brasil (AMB), em 2013, Clarice se defendeu dizendo que foi afastada de forma violenta. “Fui praticamente arrancada do cargo. Foi uma coisa que mexeu com toda a família. Fiquei doente, enfrentei um câncer e meu marido perdeu o emprego. Mas graças a Deus, temos um Deus poderoso e retomamos nossa vida”, afirmou, à época.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.