Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Proposta que impossibilita aborto avança no Senado

Em meio a caos político, PEC 29/2015 que reconhece direito à vida desde o momento da concepção recebe parecer favorável sem grandes alardes

Por Da Redação
1 jun 2017, 17h43

Em meio ao caos político que vive o Brasil, projetos que são de interesse público estão avançando no Congresso Nacional sem grandes alardes. É o caso da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 29/2015, que reconhece o direito à vida desde o momento em que o espermatozoide do homem fecunda o óvulo da mulher.

No último dia 16, a PEC recebeu parecer favorável de seu relator, o senador Eduardo Amorim (PSDB/SE). Sua tramitação estava parada na CCJ do Senado há um ano e quatro meses e só começou a andar, novamente, em abril deste ano – depois que seu relator foi designado. Agora, o projeto segue para o plenário do Senado e, caso seja aprovada por ele, será votada pelos deputados.

Leia mais: Aborto: o que podemos aprender com a descriminalização no Uruguai

A PEC 29 gera polêmica por propor mudança no artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988 para que seja grantido o direito à vida “desde a concepção”, como informa o documento apresentado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Continua após a publicidade

Caso  seja aprovada, a PEC será uma barreira ao direito ao aborto, uma vez que ela coloca a interrupção involuntária da gravidez como algo inconstituicional.

Atualmente, o aborto é permitido no Brasil em três situações: quando a gravidez traz risco à vida da gestante, quando a mulher ficou grávida em consequência de estupro ou em casos de anecefália do feto.

Leia mais: Drauzio Varella: “Aborto já é livre no Brasil. Proibir é punir quem não tem dinheiro”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.