Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Papa Francisco recusa convite para visitar o Brasil

Em carta enviada a Michel Temer, Papa se justificou e cobrou que o presidente evite medidas que agravem situação da população carente do país

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 abr 2017, 13h51

Em carta enviada ao presidente Michel Temer, o Papa Francisco recusou um convite de visita ao Brasil. Na mensagem, Jorge Bergoglio também cobrou o governante que evite medidas que agravem a situação de vulnerabilidade social da população carente do país.

Na carta divulgada no blog do jornalista Gerson Camarotti, na noite desta segunda-feira (17), o pontífice se mostrou ciente dos problemas que preocupam o Brasil. “Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo”, avaliou.

Leia mais: Papa Francisco: “As mulheres não existem para lavar louça”

Em seguida, também demonstrou preocupação com o impacto desta crise nas populações mais carentes do país. “Não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de soluções fáceis e superficiais, que vão muito além da esfera meramente financeira”, argumentou.

O convite foi enviado ao Pontífice no final de 2016, quando Temer já havia sido empossado presidente do país, depois da conclusão do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Continua após a publicidade

Leia mais: “Impeachment de Dilma tem efeito simbólico negativo para a potencial eleição de outra mulher”, diz Luciana Ramos, doutora em Direito Constitucional

O chefe da Igreja Católica foi convidado para as comemorações dos 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, padroeira nacional. Como motivo da recusa, Francisco apontou o excesso de compromissos em sua agenda nesta época do ano.

Na mesma mensagem, o Papa afirmou que inclui o Brasil em suas orações e ressaltou o pedido feito a Nossa Senhora Aparecida quando inaugurou a imagem da padroeira nos Jardins do Vaticano, em 2016. Na ocasião, orou para que a santa continuasse a proteger o país e o povo “neste momento triste”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.