Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nike anuncia lançamento de hijab para atletas muçulmanas

Esta é a primeira vez que uma grande marca de artigos esportivos cria traje focado em mulheres islâmicas

Por Da Redação
Atualizado em 9 mar 2017, 13h59 - Publicado em 8 mar 2017, 17h54

Países de maioria muçulmana que antes proibiam a participação de mulheres em competições esportivas internacionais, como Arábia Saudita, vêm sendo pressionados a permitir o engajamento feminino nos esportes. Nas últimas Olimpíadas, vimos atletas competindo com trajes islâmicos. Por outro lado, mulheres muçulmanas enfrentam dificuldade para competir usando hijab – até 2014, a Fifa proibia o uso do véu em partidas de futebol; no basquete, está banido de jogos oficiais.

O fato é que a peça é fundamental para que muitas atletas islâmicas sigam suas crenças e participem das competições esportivas com dignidade. Pensando nisso, em 2018, a Nike lançará linha inédita de hijab, focando no desempenho das atletas muçulmanas.

Leia também: Véu e calça: dupla egípcia entra para história do esporte 

O produto, que estará disponível em três cores, foi desenvolvido por um ano, a partir da consulta a atletas como a patinadora Zahra Lari e da levantadora de peso Amna Al Haddad, dos Emirados Árabes. Durante o processo, Al Haddad contou à Nike que possuía apenas um hijab para competir, lavando-o todas as noites. A peça da Nike é feita de um tecido leve, incluindo furinhos que permitem a transpiração e sua modelagem impede que escape do corpo por acidente. 

View this post on Instagram

Can't believe this is finally here!! I'm super super excited to announce the Nike Pro hijab !! So proud to be part of this incredible journey 💪🏼 #nikewomen #girlpower #Repost @vivienneballa with @repostapp ・・・ New Nike 'Pro Hijab' campaign out today. Featuring Zahra Lari 🖤 _____________ #nike #nikewomen #campaign #prohijab #hijab #justdoit _____________ 📸: @viviennesballa

A post shared by Zahra Lari 💕💍 (@zahralari) on

Continua após a publicidade

Zahra Lari comemorou o lançamento em sua conta no Instagram: “Muito orgulhosa de fazer parte dessa jornada incrível”.

Leia também: Estas atletas fugiram da guerra e lutaram contra o preconceito para competir nas Olimpíadas

“Nike é uma potência e ver atletas muçulmanas representadas em seus produtos parece um salto“, afirma Shireen Ahmed, escritora e ativista em favor das atletas muçulmanas em artigo no jornal The GuardianAté então, apenas marcas esportivas menores ofertavam a peça. “Hijab no esporte não é um conceito novo. As mulheres têm usado hijab por milhares de anos. Mais recentemente, linhas de marcas esportivas modestas transformaram-se em uma forma de defender as mulheres muçulmanas no esporte“, diz. 

Leia também: Muçulmanas usando ‘burkini’ estão sendo retiradas de prais na França

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.