Morre Simone Veil, ícone pelos direitos das mulheres na Europa

Ela foi a primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu e é responsável pela descriminalização do aborto na Franç1, em 1974

A francesa Simone Veil, considerada símbolo da luta pelo direito das mulheres, morreu nesta sexta-feira (30), aos 89 anos de idade. Ela foi a primeira mulher a presidir o Parlamento Europeu, entre 1979 e 1982, após a primeira eleição por sufrágio universal. Em 1975, como ministra da Saúde, no governo do presidente Valéry Giscard d’Estaing, despenalizou o aborto com a medida que ficou conhecida “lei Veil”

Leia também: “Ainda hoje, infelizmente, pensam que política não é lugar de mulher”

Na defesa da lei no parlamento, Veil enfrentou oposição dura da direita, com deputados que chegaram a acusá-la de apoiar o genocídio e de ter comportamento similar ao dos nazistas. Um dos parlamentares disse que ela pretendia “enviar crianças para o forno”. Anos antes, mais de 300 mulheres estamparam a capa da revista francesa “Nouvel Observateur” declarando já terem abortado, no “manifesto das 343 vagabundas”, responsável por pressionar para a lei.

(Central Press/Hulton Archive/Getty Images)

Leia também: A reforma que as mulheres querem na Política

Nascida em 1927, em uma família de judeus, foi presa pelo governo nazista em 1944 e levada para o campo de extermínio de Auschwitz, onde sobreviveu durante boa parte da adolescência. 

Pelo Twitter, o atual presidente da França, Emmanuel Macron, prestou homenagem: “Sinceras condolências à família de Simone Veil. Que seu exemplo possa inspirar nossos compatriotas a encontrar o melhor da França”. 

Assina a nossa newsletter e fique sabendo de todas as novidades!

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s