Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 livros para celebrar o Mês das Mulheres na Tradução

Apenas 28,7% dos livros traduzidos para o inglês na última década foram escritos por mulheres. Celebração foi criada nos EUA para tentar aumentar essa taxa.

Por Maria Vitória Camargo
Atualizado em 17 ago 2017, 17h00 - Publicado em 17 ago 2017, 16h53

Você sabia que apenas 28,7% dos livros traduzidos para o inglês, desde 2008, foram escritos por mulheres? É o que comprova uma pesquisa conduzida pela Three Percent Translation nos Estados Unidos. Levando em conta o mercado editorial de livros americano é o maior do mundo, a representatividade feminina ainda é muito baixa.

Essa tendência não é recente: desde 1901, apenas 14 mulheres foram premiadas com o Nobel de Literatura. Por este motivo, nos países de língua inglesa, em agosto é celebrado o Mês das Mulheres na Tradução, com vários eventos e palestras em livrarias e editoras, promoções, maior destaque para livros de autoras estrangeiras cuja língua não é o inglês, além de arrecadação de fundos para tradução de novas obras.

A literatura de ficção tem enorme importância em romper fronteiras e dar voz às mulheres e à outras culturas, atingindo e transformando pessoas e ideias, por isso é importante que esforços como esses sejam valorizados e apoiados.

Separamos alguns livros escritos por mulheres de diversos cantos do mundo e traduzidos para o português para celebrar o Mês das Mulheres na Tradução:

1. As coisas que perdemos no fogo, Mariana Enriquez

Ed. Intrínseca

Continua após a publicidade

A argentina Mariana Enriquez reúne 12 narrativas perturbadoras em um universo insólito e amedrontador, no qual situações cotidianas se transformam em pesadelo.

2. A história dos meus dentes, Valeria Luiselli

Ed. Alfaguara

Nascida na Cidade do México e criada na África do Sul, Valéria Luiselli tem apenas 35 anos e já teve sua obra traduzida para diversos idiomas. Neste autêntico e cômico romance, o personagem Estrada embarca na empreitada de trocar todos os seus dentes enquanto constrói sua própria identidade.

3. Quinquilharias Nakano, Hiromi Kawakami

Ed. Estação Liberdade

Hiromi Kawakami é japonesa e, neste romance, trata de temas como a ocidentalização de sua cultura, a rivalidade com a China e situações cotidianas através do personagem senhor Nakano, dono da loja Quinquilharias Nakano.

Continua após a publicidade

4. Pó de parede, Carol Bensimon

Ed. Não Editora

Na estreia da gaúcha Carol Bensimon, três contos protagionizados por personagens jovens focam nas desilusões, mudanças, na construção da identidade e no lado melancólico desta etapa da vida.

5. Distância de resgate, Samanta Schweblin

Ed. Record

Nascida em Buenos Aires e radicada em Berlim, Samantha Schweblin foi indicada com esta obra de estreia ao Man Booker Prize, importante premiação literária do Reino Unido. A narrativa, onírica e hipnótica, mantém o leitor preso em seu universo fascinante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.