Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Marido de primeiro-ministro tira foto oficial com primeiras-damas

Casado com o primeiro-ministro de Luxemburgo desde 2015, Gauthier Destenay fez história ao posar ao lado de primeira-damas em foto oficial da Otan

Por Jennifer Detlinger
Atualizado em 26 Maio 2017, 17h40 - Publicado em 26 Maio 2017, 17h39

Na última quinta-feira (25), líderes mundiais se reuniram para um jantar na conferência da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, na Bélgica. Enquanto presidentes e primeiros-ministros, todos homens, estavam juntos para discutir sobre questões financeiras e estratégias contra o terrorismo, suas parceiras (ou parceiros) se reuniram.

Mas foi a presença de Gauthier Destenay que chamou atenção dos cidadãos ao redor do mundo. Casado com Xavier Bettel, primeiro-ministro de Luxemburgo, ele era o único homem entre os cônjuges dos líderes. Destenay juntou-se às primeiras-damas dos líderes internacionais para uma foto oficial e posou sorrindo em meio a nomes como Brigitte Macron  primeira-dama da França e esposa de Emmanuel Macron  e Melania Trump. Também estavam no evento a Rainha Mathilde, da Bélgica, Emine Gulbaran Erdogan, primeira-dama da Turquia, entre outras.

Leia também: Metade do gabinete nomeado por Macron é formado por mulheres

Representatividade LGBT

(Divulgação/Divulgação)

Foi a primeira vez que isto aconteceu na história. A presença de Destenay simboliza um grande passo no caminho da representatividade e do reconhecimento dos direitos da população LGBTO casal tem uma união civil desde 2010 e se casou em 2015 em Luxemburgo, depois que o país aprovou o casamento gay. Destenay e Bettel formam o primeiro casal gay do país a se casar oficialmente.

Bettel se tornou o primeiro primeiro-ministro abertamente homossexual do país e, atualmente, é o único no mundo. Antes dele, Johanna Sigurðardóttir, que é lésbica, assumiu o posto de primeira-ministra da Islândia em 2009, e Elio Di Rupo, também gay, ocupou o mesmo cargo na Bélgica em 2011.

Leia também: Esta é a 1ª vez que um primeiro-ministro canadense participa da Parada Gay

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.