Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jogadora do Paraná será a primeira transexual a competir no vôlei

Federação Paranaense de Vôlei permitiu que Isabelle Neris participe de suas competições oficias – um avanço para pessoas trans no esporte brasileiro

Por Da Redação
Atualizado em 20 mar 2017, 16h08 - Publicado em 20 mar 2017, 15h58

A curitibana Isabelle Neris, 25 anos, será a primeira mulher transexual no Brasil a participar de uma competição oficial de vôlei feminino. Cabeleireira e sem objetivo de se profissional, ela joga no time Voleiras. No início do mês, foi aceita para disputar eventos da Federação Paranaense de Vôlei (FPV). A estreia está marcada para a Taça Curitiba, torneio que começa em 20 de março. “Estou bem feliz, porque, de alguma forma, sirvo de exemplo para incentivar outras mulheres trans a participar do esporte e a ocupar outros espaços”, disse Isabelle à Folha.

https://www.instagram.com/p/BQtTQolAgNg/?taken-by=isabelleneris

A federação decidiu pela participação de Isabelle com base na Justiça brasileira, que a reconhece como mulher. A jogadora iniciou a transição de sexo aos 17 anos, com tratamento hormonal e cirurgias plásticas, e, no ano passado, recebeu os documentos com gênero feminino.

Leia também: Advogada transexual é a primeira a ter nome social aceito no Brasil

Isabelle poderá participar apenas de competições no Paraná, mas, após o caso, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) criou uma comissão médica para estabelecer critérios para a aceitação de atletas que passaram por transição de sexo. No Paraná, pedidos de outras atletas em situação semelhante para integrar campeonatos da FPV serão aceitos, caso não sejam apresentados estudos que comprovem vantagem para equipes com atletas trans, de acordo com o superintendente, Jandrey Vicentin.

Continua após a publicidade

Como primeira participação em um torneio disputado apenas por equipes femininas, Isabelle disputou o torneio não oficial Copa do Dia Internacional da Mulher. Sabendo que ela estaria em quadra, algumas equipes boicotaram a competição. Em resposta, outras jogadoras vestiram uniforme com a inscrição #SomosTodasIsabelle.

Leia também: Filme sobre primeira transexual poderia ser estrelado por uma atriz trans

https://www.instagram.com/p/BQjY7Bjjn8q/?taken-by=isabelleneris

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.