Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

“Exijo respeito como mulher”, responde Fernanda Young a juiz

A atriz e escritora teve indenização por danos morais reduzida; magistrado justificou dizendo que ela tem "reputação elástica" por ter posado nua

Por Da Redação
12 jun 2017, 16h02

A atriz e escritora Fernanda Young, 47 anos, entrou com ação judicial contra um agressor que, com um perfil falso no Instagram, a atacou com termos como “vadia lésbica”, em 2015. Na semana passada, saiu a decisão do processo por danos morais. O juiz Christopher Alexander Roisin, da 11ª Vara Cível de São Paulo, concedeu ganho de causa à atriz e definiu indenização de 5 mil reais. O valor poderia ser maior, mas foi reduzido porque, segundo o magistrado, Young tem uma “reputação elástica”.

No domingo (11), Fernanda comentou a afirmação ao blog Veja GenteJuiz, irei recorrer. Eu ‘ganhei a causa’ e com isso uma ‘lição de moral’. Exijo respeito como mulher, mãe e artista. Ele fez uma avaliação através de suas opiniões pessoais sobre mim. Ele não me conhece, claramente não conhece a minha obra”.

Leia também: Taís Araújo dá “cortada” em Otaviano Costa após pergunta machista

Na decisão, a justificativa do juiz é de que: O valor leva em conta ainda o fato da autora ter artisticamente posado nua, de modo que sua reputação é mais elástica, inclusive porque se sujeitou a publicar fotografia fazendo sinal obsceno, publicou fotografia exibindo os seios e não se limitou a defender-se, afirmando que terceiros seriam ‘burros’”. De acordo com ele, Young “deveria demonstrar, como formadora de opinião, um pouco mais de respeito“. 

Continua após a publicidade

Por conta das afirmações sexistas, a defesa da escritora decidiu recorrer da decisão. “Não pelo valor da indenização, mas pelos trechos bastante machistas da decisão do juiz”, disse a advogada que representa Young, Isabela Guimaraes Del Monde. “Foi um choque para a gente. Ele demonstrou ter uma posição machista, conservadora e retrógrada.”

Leia também: 55% da população acredita que feminismo é o contrário do machismo

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.