Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Escolas norte-americanas trocam castigo por meditação

Ao praticarem as técnicas de respiração e meditação, as crianças se tornaram mais calmas, mais aptas a lidar com conflitos e a controlar a raiva.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 08h05 - Publicado em 28 set 2016, 16h21

Uma das formas mais comuns de punir alunos que se comportam mal em escolas dos Estados Unidos é mandá-los para a detenção. Não muito comum no Brasil, essa punição envolve deixar o aluno em uma sala vazia, junto com outros “bagunceiros”, para que pense sobre seu mau comportamento.

Mas algumas escolas estão revendo suas maneiras de castigarem os alunos. Em parceria com uma ONG especializada no ensino de técnicas de yoga e meditação para crianças e adultos, chamada Holistic Life Foundation, a sala de detenção está sendo substituída pela sala de meditação.

A sala de meditação não se parece em nada com a tradicional sala de detenção das escolas. Em vez de um cômodo sem janelas, os alunos ficam em um ambiente decorado com abajures e travesseiros fofos. Lá, as crianças são encorajadas a sentarem-se e a praticar técnicas de respiração e meditação. Os exercícios ajudam as crianças a se acalmarem. Eles também são incentivados a conversarem sobre o que fizeram.

Os resultados já começaram a aparecer. Segundo coordenadores do programa de meditação na Escola de Educação Básica Robert W. Coleman, em Baltimore, desde o ano passado não há nenhuma suspensão. Em uma outra escola de ensino médio da região os índices de suspensão caíram drasticamente.

Holistic Life Foundatio
Holistic Life Foundatio ()

Ciência

Recentemente, a ciência começou a desvendar os efeitos da meditação nas mentes e nos corpos de seus praticantes. Um estudo já comprovou, por exemplo, que a meditação pode fornecer a soldados praticantes algum tipo de armadura mental contra emoções perturbadoras e melhorar a memória. Outro estudo sugere que a meditação pode melhorar o foco e a atenção.
 
A meditação não é a única forma de trabalhar o comportamento das crianças na Escola de Educação Básica Robert W. Coleman. Outras iniciativas envolvem colocá-las para limpar parques e jardins da vizinhança, além de incentivar a tutoria entre elas. 

Com isso, as crianças estão levando o aprendizado das técnicas de meditação para casa. “Alguns pais me dizem que ao chegarem em casa estressados ouviram dos filhos que precisavam se acalmar e aprender a respirar. ‘Eu ensino você’, as crianças diziam”, contou Andres Gonzalez, co-fundador da Holistic Life Foundation ao portal Upworthy.

Ao praticarem as técnicas de respiração e meditação, os alunos se tornaram mais calmos, mais aptos a lidar com conflitos e a controlar a raiva.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.