Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Descubra como estão os personagens do Castelo Rá-Tim-Bum hoje

Antes de matar as saudades revendo seus episódios favoritos disponibilizados no Youtube, descubra como está o Nino, o Pedro, a Biba, o Zequinha!

Por Débora Stevaux Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h10 - Publicado em 31 out 2016, 18h13

A TV Cultura, disponibilizou no Youtube, há pouco tempo, todos os episódios de um dos maiores fenômenos da televisão brasileira dos anos 1990, o “Castelo Rá Tim Bum”. Sua estreia que encantou diversas gerações aconteceu há exatos 22 anos, no dia 9 de maio de 1994.

Leia mais: Apresentadores de programas infantis que marcaram gerações.

As aventuras de Nino, Pedro, Biba e Zequinha, no castelo da Bruxa Morgana e Dr. Victor, sempre foram apresentadas com uma abordagem pedagógica e super educativa aos pequenos e não tão pequenos assim que se encantavam com a destreza e qualidade audiovisual da série da TV Cultura exibida até 1997.

Veja também: Programas infantis que marcaram época.

Criado pelo dramaturgo Flavio de Souza, com direção assinada por Cao Hamburguer, roteiro de Jacob Dionisio, Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, o programa infantil virou até uma mega exposição, que apresentou ao público vários itens e ambientes em tamanho real do acervo da TV Cultura e Fundação Padre Anchieta. A mostra de grande sucesso foi realizada no início ano passado, no Museu da Imagem e do Som, e em poucos minutos, todas os ingressos haviam esgotado.

Leia mais: Megaexposição leva o visitante para dentro do Castelo Rá-Tim-Bum.

Antes de rever seus episódios favoritos, descubra como estão os personagens de um dos melhores e mais criativos programas que as telinhas brasileiras já tiveram o prazer de receber:

Veja também: Anna Muylaert: “O machismo está nas pequenas regras do dia a dia que diminuem a mulher”.

Nino

nino-cassio-scapin

O ator paulistano Cássio Scapin dava vida ao protagonista Nino, um garoto de 300 anos que levava uma infância solitária em seu quarto decorado com gibis ao lado de seu tio Dr. Victor e a tia-avó Morgana. Aprendiz de feiticeiro, o menino nunca frequentou a escola. Seus pais deixaram sua guarda com os tios para se aventurarem numa expedição pelo espaço, com seus dois filhos mais novos. Pedro, Zequinha e Biba são seus três primeiros amigos.

Continua após a publicidade

Cássio já realizou diversos trabalhos na televisão depois de sua participação de grande sucesso no programa infantil, entre eles a novela global “A Lua Me Disse”, de 2005, a minisérie “Amazônia”, de 2007, também da Rede Globo, na qual interpretou o escritor Olavo Bilac. Atualmente, dá vida a Eduardo, um personagem secundário da série “Trair e Coçar É Só Começar”, do Multishow; além de marcar presença no elenco da trama “Escrava Mãe”, da Rede Record, ora como Toré, ora como Carlota Joaquina de Bourbon.

Pedro

luciano-amaral-pedro-castelo-ra-tim-bum

A maioria das pessoas sequer imagina, mas o talento de Luciano Amaral, que interpretou Pedro, no “Castelo Rá-Tim-Bum” já havia sido descoberto pela TV Cultura. De 1991 a 1992, o garoto deu vida ao pequeno Lucas Silva e Silva, no programa “Mundo da Lua”. O paulista de Pindamonhangaba tornou-se apresentador, ator, diretor, dublador e, desde 2013, apresenta o programa “Go Game”, sobre jogos e tecnologia, que vai ao ar no canal a cabo PlayTV.

Biba

biba-cinthya-rachel-castelo-ra-tim-bum

A santista que deu vida a única garota da turma de amigos do Castelo, Cinthya Rachel, integrou várias novelas, programas e filmes brasileiros. Apaixonada por escrever, formou-se em jornalismo e hoje mantém um blog que leva seu nome. Sua última participação nas telinhas foi como apresentadora do programa Cozinha Amiga, que foi ao ar de 2012 a 2013, na TV Gazeta. Ano passado, realizou seu maior sonho de lançar um livro-infantil. A obra “A Garota Que Queria Mudar o Mundo” foi publicada pela editora Uirapuru.

Continua após a publicidade

Zequinha

zequinha-fredy-allan-galembeck

O caçula da turma de Nino, muito bagunceiro e curioso, foi interpretado pelo paulistano Fredy Allan Galembeck. O pequeno foi descoberto pelo diretor do “Castelo Rá-Tim-Bum”, Cao Hamburguer, que o viu, pela primeira vez, apresentando o espetáculo “A Fuga do Planeta Kiltran”, que lhe rendeu a indicação ao Prêmio APETESP como revelação. Participou de diversas atrações de três emissores de TV: Record, SBT e Rede Globo.

Viajou ao lado de Zé Celso Martinez Corrêa, à frente do Teatro Oficina, para apresentações no festival artístico de Ruhrfestspielen, na Alemanha. Contracenou com Camila Pitanga e Pascoal da Conceição, o Professor Berinjela, que também aparece no programa infantil, na peça “O Duelo”. Possui um filho pequeno que se chama Adoniran.

Dr. Victor

sergio-mamberti-dr-victor-castelo-ra-tim-bum

 

O ator paulistano Sérgio Mamberti foi o responsável por interpretar o inventor mega talentoso de três mil anos de idade Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius. Dono do famoso bordão “Raios e Trovões”, seu personagem é irmão da mãe de Nino. Atuante, tanto no cinema, quanto no teatro ou na TV, Sérgio é um dos maiores veteranos no ramo artístico brasileiro. Participou de novelas como “Anjo Mau”, “O Clone” e “Da Cor Do Pecado”. Atualmente, dá vida a Dom Manfredo, na nova trama global das 6, “Sol Nascente”.

Morgana

morgana-rosi-campos-castelo-ra-tim-bum

Continua após a publicidade

Formada em jornalismo, a paulista Rosi Campos deu vida à mística Morgana Astrobaldo Stradivarius Victorius, a bruxa de 6 mil anostia-avó de Nino. Ao lado de sua fiel escudeira, a gralha Adelaide, realiza feitiços e relembra vários momentos históricos que presenciou bem de pertinho.

Assim como Sérgio, é uma das veteranas mais talentosas das telinhas brasileiras por ter desempenhado importantes papéis. Participou de inúmeros programas e tramas globais, como “Salsa e Merengue”, “Da Cor do Pecado”, “Salve Jorge” e “Joia Rara”. Sua última novela foi o sucesso “Êta Mundo Bom!”, na qual interpretou Eponina Pereira Martino.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.