Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Crianças atraídas por comida morrem em explosão na Síria

Explosão de veículo bomba vitimou 68 crianças em território rebelde próximo a Aleppo; ao todo 126 pessoas morreram no atentado

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 abr 2017, 12h19

Uma explosão de veículo bomba, na Síria, vitimou 68 crianças, que foram atraídas com comida para o local onde aconteceu o atentado.

Ao todo, 126 pessoas morreram no atentado que aconteceu no último sábado (15), em território rebelde próximo a Aleppo, a maior cidade do país, localizada ao norte da Síria.

A explosão aconteceu quando um comboio com sírios que esperavam ser elevados para regiões mais seguras do país – depois de um acordo entre os governo e rebeldes, que prometeu evacuar os povos em perigo e levá-los para áreas mais distantes das zonas de conflito – fez uma parada no local.

Um ônibus ficou destruído, carros próximos foram incendiados e rastros dos corpos das vítimas ficaram espalhados no local, após a detonação da bomba.

Leia mais: Guerra na Síria: 6 maneiras de ajudar efetivamente as vítimas

Continua após a publicidade

Segundo informações divulgadas pela BBC no Oriente Médio, o explosivo veio bem no momento em que um veículo carregado com comidas chegou ao local e começou a distribuir mantimentos, como batata fritas – o que atraiu as crianças.

Ainda não se sabe se a distribuição dos alimentos foi uma estratégia dos autores dos ataques – que não foi assumido por nenhum grupo, por enquanto. A TV estatal da Síria culpou “terroristas” atentado e afirmou que um suicida teria usado uma van que levava suprimentos para entrar na área.

Guerra na Síria

Desde 2011 a Síria convive com o estado de guerra. No começo, as disputas internas no país eram motivadas pelas desavenças entre grupos pró governo e anti Assad. Posteriormente, passaram a ser batalhas entre a maioria de muçulmanos sunita contra o ramo xiita alauita de Assad. Atualmente, com o avanço da presença do Estado Islâmico, o conflito ganhou outras dimensões.

Leia mais: A dura situação das crianças na guerra da Síria

Continua após a publicidade

O EI aproveitou o caos da região e proclamou um califado no país em 2014. Em setembro do mesmo ano, uma coalizão liderada pelos Estados Unidos lançou ataques aéreos para tentar enfraquecer o grupo. Neste ano, o governo de Donald Trump lançou um ataque-surpresa contra o regime sírio em represália pelo bombardeio com armas químicas que matou 86 pessoas incluindo 30 crianças.

A Rússia, que apoia o governo de Bashar al-Assad, também interveio na região e em 2015 lançou campanhas aéreas na Síria. Ativistas da oposição dizem que os ataques mataram civis e rebeldes apoiados pelo Ocidente.

Leia mais: Entenda o caso dos refugiados: Por que eles deixam seus países e o que você tem a ver com isso

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), desde o início do conflito na Síria, mais de 400 mil pessoas morreram. A guerra também provocou o êxodo de mais de 4,5 milhões de pessoas do país – o maior da história recente.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.