Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Congressistas dos EUA lutam pelo direito de ‘descobrir os braços’

Senadoras e deputadas norte-americanas se mobilizaram para reivindicar o direito de usar roupas sem mangas e atualizar as regras de vestuário no Congresso

Por Roberta Tinti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 18 fev 2020, 12h38 - Publicado em 17 jul 2017, 16h13

Com o intuito de bater de frente com as regras de vestuário impostas, tanto para mulheres quanto para homens, pelo palácio do Capitólio, deputadas e senadoras do Congresso dos Estados Unidos fizeram, na última sexta-feira (14), um protesto para reivindicar o direito de usarem roupas que deixem os braços descobertos.

O movimento, chamado de #SleevelessFriday (sexta-feira sem mangas, em português), foi organizado depois de muitas mulheres receberem advertências por conta de suas roupas não estarem de acordo com as regras da instituição. Até mesmo algumas jornalistas foram impedidas de entrar no salão onde a imprensa tem livre acesso uma vez que seus braços estavam descobertos.

Leia mais: As mulheres da Casa Branca usaram uma brilhante estratégia para se fazerem ouvidas

A deputada democrata Jackie Speier, que organizou o movimento, postou em seu perfil no Twitter a foto do grupo de mulheres vestidas com roupas sem mangas em frente ao Congresso. “Obrigada a todas as colegas que se juntaram a mim pela #Sexta-FeiraSemMangas — porque as mulheres têm o direito de descobrir os braços!”, diz a postagem.

Continua após a publicidade

Chellie Pingree, outra deputada democrata, aderiu ao movimento inclusive em sua conta no Twitter. Em um primeiro momento, ela twittou sobre uma reportagem do New York Times (NYT) que traz relatos de repórteres que não puderam entrar no Capitólio porque estavam com roupas sem mangas.

Em outra postagem, ela completou: “Mas é 2017 e as mulheres podem votar, ser eleitas e escolher seus próprios estilos. É hora de atualizar as regras da casa para alinhá-las com os novos tempos!”.

Continua após a publicidade

Segundo outra reportagem do NYT, Paul Ryan, líder da Câmara dos Deputados americana, anunciou que tentará modernizar as regras da casa para que sigam a linha mais contemporânea dos tempos.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.