Congressistas dos EUA lutam pelo direito de ‘descobrir os braços’

Senadoras e deputadas norte-americanas se mobilizaram para reivindicar o direito de usar roupas sem mangas e atualizar as regras de vestuário no Congresso

Com o intuito de bater de frente com as regras de vestuário impostas, tanto para mulheres quanto para homens, pelo palácio do Capitólio, deputadas e senadoras do Congresso dos Estados Unidos fizeram, na última sexta-feira (14), um protesto para reivindicar o direito de usarem roupas que deixem os braços descobertos.

O movimento, chamado de #SleevelessFriday (sexta-feira sem mangas, em português), foi organizado depois de muitas mulheres receberem advertências por conta de suas roupas não estarem de acordo com as regras da instituição. Até mesmo algumas jornalistas foram impedidas de entrar no salão onde a imprensa tem livre acesso uma vez que seus braços estavam descobertos.

Leia mais: As mulheres da Casa Branca usaram uma brilhante estratégia para se fazerem ouvidas

A deputada democrata Jackie Speier, que organizou o movimento, postou em seu perfil no Twitter a foto do grupo de mulheres vestidas com roupas sem mangas em frente ao Congresso. “Obrigada a todas as colegas que se juntaram a mim pela #Sexta-FeiraSemMangas — porque as mulheres têm o direito de descobrir os braços!”, diz a postagem.

Chellie Pingree, outra deputada democrata, aderiu ao movimento inclusive em sua conta no Twitter. Em um primeiro momento, ela twittou sobre uma reportagem do New York Times (NYT) que traz relatos de repórteres que não puderam entrar no Capitólio porque estavam com roupas sem mangas.

Em outra postagem, ela completou: “Mas é 2017 e as mulheres podem votar, ser eleitas e escolher seus próprios estilos. É hora de atualizar as regras da casa para alinhá-las com os novos tempos!”.

Segundo outra reportagem do NYT, Paul Ryan, líder da Câmara dos Deputados americana, anunciou que tentará modernizar as regras da casa para que sigam a linha mais contemporânea dos tempos.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades!

Newsletter Conteúdo exclusivo para você
E-mail inválido warning
doneCadastro realizado com sucesso!
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s