Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como faço para encerrar um jantar entre amigos? Adoro recebê-los em casa, mas durmo cedo

As especialistas em etiqueta e comportamento Claudia Matarazzo e Heloisa Penteado ajudam a solucionar esse dilema contemporâneo.

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 26 out 2016, 15h43 - Publicado em 21 out 2016, 07h51

Como faço para encerrar um jantar entre amigos? Adoro recebê-los em casa, mas trabalho muito, tenho filhos pequenos, durmo cedo… E as duas, três da manhã, eles ainda estão na maior animação!

Saia justa comum, ainda mais se os convidados têm estilos de vida diferentes e nem todo mundo precisa acordar cedo. “Não é falta de educação ser sincera”, opina a consultora de etiqueta Heloísa Penteado, de São Paulo. “A chave está no convite: explique, com delicadeza e educação, por que precisa encerrar o encontro até a hora estabelecida.” Claudia Matarazzo, autora de livros como Etiqueta sem Frescura e Casar sem Frescura (ambos da editora Planeta), sugere que o assunto seja inserido no meio da conversa. “Acho que vale mencionar que vai acordar cedo, ou então perguntar com naturalidade: ‘Alguém aceita um último café?’”. Faça como se sentir mais à vontade, só não esquente a cabeça: a ideia é se divertir com pessoas queridas, certo?

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.