Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bebê canadense é registrado sem identificação de sexo

Espera-se que, dessa forma, a criança possa 'decidir o gênero quando crescer'

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 12h40 - Publicado em 5 jul 2017, 14h40

No cartão de saúde de um bebê canadense de oito meses, constará um ‘U’ no espaço reservado para ‘sexo’, letra que simbolizará “indeterminado” ou “não atribuído”. É provável que este seja o primeiro caso no mundo de recém-nascido com um documento sem esse tipo de identificação. Searyl Atli nasceu em Colúmbia Britânica, no Canadá, em novembro. 

Seu progenitor Kori Doty é uma pessoa transgênero, isto é, não se identifica com o gênero que lhe foi designado na infância, a partir de suas características fisiológicas. Kori prefere não se identificar com pronomes nem no masculino nem no feminino. Por isso, afirma querer dar oportunidade ao filho de descobrir seu próprio gênero.

Leia também: Clipe mostra o preconceito sofrido por uma criança trans. Assista!

Doty disse que, ao longo da vida, não necessariamente a pessoa se identificará pelo gênero determinado ao nascer. Por isso, opta por não chamar o bebê pelos pronomes ‘ele’ ou ‘ela’, usando o pronome em inglês ‘they’ (em português, seria ‘eles’ ou’elas’). A tentativa agora é tirar a categoria sexo de todos o documentos oficiais de Searyl.

Continua após a publicidade

“O governo sabe que o atual sistema de designação de gênero no nascimento é injusto para pessoas trans e intersexuais”, comentou Doty no site de sua advogada. “Quando eu nasci, médicos olharam para os meus genitais e fizeram suposições sobre quem eu seria, e essas suposições, erradas, me seguiram ao longo da vida”, afirmou à rede canadense de TV CBC

Assine a nossa newsletter e fique sabendo de todas as novidades!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.