Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Arábia Saudita inaugura Conselho Feminino, mas sem nenhuma mulher

A ideia de um conselho para mulheres pode parecer progressista para um país tão desigual na questão de gêneros, porém, a cultura machista continua forte

Por Roberta Tinti Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 mar 2017, 16h52 - Publicado em 14 mar 2017, 16h43

Em fevereiro de 2017, a Arábia Saudita mostrava ao mundo um avanço, ainda que pequeno, na luta contra a desigualdade de gêneros ao nomear para presidente da Bolsa de Valores a economista Sara al Suhaimi. Ela é a 1ª mulher a ocupar o cargo desde a criação, em 2007, da instituição.

No entanto, esta semana, ao anunciar a nova iniciativa do país, o Conselho Feminino da província de al-Qassim, eles negligenciaram a presença e participação de pessoas importantes: as próprias mulheres. Segundo a BBC, elas aparentemente estavam em outra sala, conectadas à inauguração por meio de vídeo.

As imagens, que não mostram sequer uma mulher, mas, sim, treze homens, estão sendo compartilhadas nas redes sociais desde sábado, dia em que o evento ocorreu.

(Reprodução/Reprodução)

O príncipe Faisal bin Mishal bin Saud, governador da província, comandou a inauguração e, de acordo com a reportagem da BBC, estava orgulhoso da reunião, que foi uma das primeiras do gênero no país. O Conselho Feminino é presidido pela princesa Abir bint Salman, sua esposa, que não estava na fotografia. Isso se dá por uma política estatal de segregação de gêneros entre mulheres e homens não relacionados aplicada rigorosamente na Arábia Saudita.

Continua após a publicidade

Ainda assim, existe uma esperança. O país tem um programa denominado Vision 2030, o qual tem como um objetivo, dentre outros, aumentar a participação das mulheres na força de trabalho. Atualmente,  a porcentagem de mulheres no mercado é 22%, mas a meta é chegar aos 30%. Isso significa uma pequena abertura nas estritas leis da Arábia Saudita e pode representar o início de uma mudança interessante no país.

COMPARAÇÃO

 

(SAUL LOEB/AFP/Getty Images) (SAUL LOEB/AFP/GETTY IMAGES/Reprodução)

A foto do Conselho foi comparada a outro viral da internet: o registro do momento em que Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinava a proibição do envio de dinheiro para grupos e organizações internacionais que realizam abortos ou fornecem informações sobre o procedimento. Uma decisão que diz respeito à vida das mulheres, mas, ao redor dele, também só havia homens.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.