Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Arábia Saudita elege candidatas em primeira eleição aberta às mulheres

Ao menos 20 mulheres foram eleitas para cargos públicos

Por Ana Carolina Castro Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 out 2016, 10h38 - Publicado em 14 dez 2015, 12h43

Lentamente as coisas estão mudando para as mulheres sauditas. O país, que era o último no mundo a negar às mulheres o direito de voto, elegeu neste sábado (12) ao menos 20 mulheres para cargos públicos.

Os resultados preliminares foram anunciados por distritos locais e publicados na agência oficial saudita, segundo a Reuters. Estas são as primeiras eleições abertas a mulheres eleitoras e candidatas.

Uma delas é Salma Al Oteibi Hizab Bent, que ganhou um assento no Conselho Municipal Madrakah, cidade na região de Meca, o primeiro lugar sagrado do Islã , disse o presidente da Comissão Eleitoral, Osama Al Bar, ao relatar os primeiros resultados do pleito municipal. Outra candidata vencedora é Hanouf bint Mufreh bin Ayad al-Hazimi, que ganhou um assento em al-Jawf, no norte da Arábia Saudita. Os nomes das outras vencedoras ainda não foram divulgados.

Foram escolhidos ao todo 2106 cargos por votação popular. Neste contexto, as 13 candidatas representam cerca de 0,6% do total.

Continua após a publicidade

A Arábia Saudita, governada por uma versão rígida do Islã, é um dos países mais restritivos do mundo para as mulheres, que não têm direito de dirigir e precisam da aprovação de um homem para o trabalho ou viagens.

O hall de candidatos era formado por 6 mil homens e 900 mulheres. Todos aspiraram  um lugar nas 284 assembleias municipais compostas apenas por representantes eleitos, mas com potência limitada.

No entanto, votar não foi uma tarefa fácil para as mulheres sauditas. Segundo as agências internacionais, muitas mulheres afirmaram que o registro de eleitoras foi complicado em razão dos obstáculos burocráticos, da falta de informação e da dificuldade de locomoção, já que as mulheres são proibidas de dirigir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.