Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Este adesivo denuncia abuso sexual automaticamente

Criado por desenvolvedora do MIT, dispositivo é fixado em roupa íntima.

Por Da Redação
Atualizado em 24 jul 2017, 10h03 - Publicado em 24 jul 2017, 10h03

Um adesivo pode ser grande aliado das mulheres contra abuso sexual. Desenvolvido pela pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) Manisha Mohan, o Interpid prometer alertar conhecidos da vítima e serviços de emergência caso sua roupa seja arrancada a força.

O adesivo precisa ser colado em alguma peça de roupa íntima. Ele se conecta com um aplicativo via Bluetooth no qual devem estar registrados até cinco números de telefone de pessoas em que a dona do adesivo confia.

Existe duas formas de controle, uma “ativa” e uma “passiva”. A ideia da primeira da primeira é proteger principalmente pessoas incapazes de lutar contra o abusador, como crianças, idosos e pessoas inconscientes.

“Se alguém está tentando remover uma peça de roupa de seu corpo, primeiramente nós enviamos uma mensagem para confirmar se o ato é consensual ou não. Quem veste o sutiã tem 30 segundos para responder”, explica a desenvolvedora.

Continua após a publicidade

Caso não obtenha retorno, o aplicativo faz soar um alarme no celular por 20 segundos. Se não for desativado, ele enviará uma mensagem ao contatos de confiança com a localização de quem está usando. Além disso, o gravador de voz é acionado e passar a transmitir o áudio do ambiente por meio de um telefonema.

A segunda, funciona da mesma forma, mas é ativada pela própria vítima, por meio de um pequeno botão preso à roupa por um clipe.

Antes de chegar ao design final, Mohan realizou uma pesquisa com 338 vítimas de abuso e testou o dispositivo em 70 voluntárias. Cada uma analisou sua funcionalidade e conforto.

“Entendo que o abuso sexual é uma doença de nossa sociedade, que precisa urgentemente ser curada”, diz a desenvolvedora. “Acho que nós devemos ser capazes de proteger a nós mesmas, e devo poder sair sozinha por conta própria. É isso que eu quero que este projeto permita [às mulheres]” afirma.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.