Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

A Sephora defende o direito de escolha das chinesas solteiras. Assista!

As mulheres maiores de 25 anos que lá vivem são tachadas de "sheng nu", que em livre tradução para o português significa "mulher abandonada"

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 15 out 2016, 16h24 - Publicado em 8 abr 2016, 17h55

Não importa o lugar, a cultura e às vezes nem a idade das mulheres – em qualquer confim do globo, elas serão julgadas pelo seu estado civil. Podem ser as noivas meninas, dos sertões brasileiros, ou até mesmo as chinesas maiores de 25 anos – tachadas de “sheng nu”, que em livre tradução para o português significa “mulher abandonada” – todas elas sentem na pele o peso da privação de sua liberdade de escolha. 

Foi numa tentativa de dar voz à angustia das chinesas sobre este assunto que a marca de maquiagem Skincare brand SK-II, filial oriental da empresa Sephora, produziu um mini-documentário promocional intitulado “Assuma o controle do Mercado de Casamentos”. Se um vender ou comprar um casamento pode parecer algo típico da Idade Média, pasme: na cidade de Shanghai há uma espécie de “Mercado de Casamentos”, que acontece no Parque do Povo, em que os próprios pais divulgam informações pessoais sobre suas filhas que se enquadram no perfil de “mulheres abandonadas”. 

“Na sociedade chinesa, pessoas pensam que mulheres solteiras são incompletas”, desabafou uma das entrevistadas no vídeo. Além da culpabilização da figura feminina, utilizada como um instrumento de coerção para que elas se casem por pressão social, há ainda uma tradição chinesa muito forte focada no respeito aos pais acima de tudo. Foi então que a marca reuniu mulheres com esta faixa etária que além de reconhecerem a opressão, estivessem dispostas a tomar conta do “Mercado de Casamentos”. E o resultado foi muito surpreendente e empoderador: elas substituíram os anúncios tradicionais criados pelos próprios pais por mensagens sinceras explicando porque essa tradição as machuca: “Mesmo se eu estiver sozinha eu vou viver feliz, confiante e ter uma vida boa”, dizia a legenda de uma das fotos. 

A peça promocional é encerrada com várias frases motivacionais das próprias participantes e um lema que brada pelo direito de decisão chinesas – e por que não, de todas as mulheres do mundo: “Não deixe que a pressão dite o seu futuro. Celebre mulheres independentes em todos os lugares compartilhando este vídeo e ajudando a #MudaroDestino.”

Continua após a publicidade

Dê o play no vídeo com legendas em inglês: 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.