Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

5 maneiras de ter mais foco e conquistar o sucesso na vida

É cada vez mais difícil nos concentrarmos em uma só tarefa por muito tempo. E isso traz prejuízos em todos os campos da vida . Veja como conseguir a focar mais.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 02h16 - Publicado em 8 abr 2014, 22h00
5 maneiras de ter mais foco e conquistar o sucesso na vida

Por mais difícil que pareça, tente focar em uma só tarefa por vez.
Foto: Getty Images

 

1. Desconecte-se

Que o mundo está cada vez mais digital, nós já sabemos. Mas qual é a consequência de uma vida conectada por 24 horas? Para Daniel Goleman, autor do best-seller Inteligência Emocional, corremos o risco do empobrecimento da atenção, pois estamos constantemente lutando contra as distrações das telas – tablet, celular, computador, TV – e quase sempre perdemos. Ao ficarmos online, nossa concentração é afetada o tempo todo. “Pulamos de um assunto para outro muito rapidamente, sem nos aprofundarmos em nada”, observa o pesquisador e palestrante americano Robert Greene, autor de Maestria (Editora Sextante). Se precisar focar para valer em uma tarefa, não hesite em se desconectar nessas horas. A simples atitude promete aumentar seu rendimento.

2. Treine seu cérebro

A rapidez dá o tom da comunicação de hoje. A linguagem é simplificada, recheada de abreviações. Assim, é cada vez mais difícil que as pessoas consigam foco e concentração para, por exemplo, ler um livro de 200, 300 páginas. Até as conversas longas estão ameaçadas de extinção, assim como nossa capacidade de argumentação. Incentive a si mesma a fazer diferente. Ao lermos uma obra clássica cheia de páginas, estimulamos nosso cérebro a pensar em enredos maiores e detalhados, que, em geral, não são de fácil digestão e exigem uma dedicação maior. Vale usar a força do grupo: organize um clube do livro, reunindo amigos para discutir obras, ou forme um grupo para debater temas da atualidade.

3. Acalme sua mente

Muito se fala dos efeitos benéficos da meditação. “Tem o poder de acalmar a mente e melhorar a concentração para qualquer tema”, afirma Robert Greene. Mas, se você nunca teve a chance de aprender a técnica, há opções práticas, ao alcance de todos, para sossegar a cabeça. Um exemplo é, pela manhã, organizar uma lista de tarefas do dia. “Ao criar uma ordem de prioridades, o cérebro forma uma imagem mental do que precisa ser feito e já prevê a satisfação que será sentida depois da realização”, explica o terapeuta Luiz Fernando Garcia, de São Paulo, autor de O Cérebro de Alta Performance (Editora Gente). “Isso diminui a ansiedade e faz agir.” Outra dica é investir no pensamento positivo. Ao repetir para si mesma que é capaz de completar determinada tarefa ou realizar um sonho, todo o seu corpo é induzido a manter a confiança e o foco no que interessa.

 

4. Saiba isolar as preocupações

Seu prazo de entregar o relatório está estourando, mas lembranças de um problema familiar atrapalham a sua concentração? O fluxo da sua atenção está sendo interrompido pelas emoções. Se não der para resolver a questão de imediato e livrar a mente, tente isolar a preocupação até terminar o trabalho. O ideal é reservar uns minutos para ir a um lugar silencioso e respirar fundo algumas vezes. Espere o corpo se acalmar e sinta diminuir a pressão e a intensidade da adrenalina. “Depois, imponha metas de curto prazo”, ensina Garcia. Se você se propõe a finalizar mais duas páginas na próxima meia hora, ficará mais fácil manter a atenção do que se pensar só no fim da tarefa. Lembre-se de que, quanto antes terminar, mais cedo poderá tratar do assunto pessoal.

 

5. Mergulhe na divagação

Aquela lembrança das férias que a atinge no meio do expediente, durante um dia chuvoso, talvez seja de grande utilidade. Basta conhecer seu valor e saber usá-la. “A divagação é boa para profissionais que precisam ser criativos e chegam a um beco sem saída”, diz Goleman. Quando estamos muito concentrados, tendemos a fechar os olhos e perder a sensibilidade para novas influências e descobertas. Manter a mente aberta para um ou outro devaneio deixa o caminho livre para ter os melhores insights – e a produtividade cresce ainda mais. Quando surgir uma boa ideia, use um dos recursos anteriores para retomar a atenção na tarefa.
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.