5 hábitos de pessoas que não se estressam

Quer mandar embora o nervosismo e a ansiedade? Reaprenda a respirar, reflita sobre seus hábitos e planeje a sua vida.

 

1.  Meditar

Vários estudos comprovaram que transformar a meditação em um hábito regular ajuda a aliviar o estresse e melhorar a qualidade de vida. O médico indiano Deepak Chopra ensina a meditar com apenas cinco minutos:

Sente-se confortavelmente, feche os olhos e pergunte-se: pelo que sou grato? O que faço de bom? O que desejo para a minha vida? Depois, visualize algo ou alguém que ama. Preste atenção em seu coração e tente sentir seus batimentos – unir os dedos polegar e médio pode ajudar. Tente controlar a sua respiração.

2.  Fazer exercícios físicos

O exercício físico ajuda a aumentar a quantidade de neurotransmissores ligados à sensação de prazer e bem-estar, como as serotoninas. Assim que você começar a se exercitar, terá mais disposição para atividades físicas e para as outras atividades do seu dia. É preciso apenas dar o primeiro passo.

3. Não reclamar

Seu vizinho é mal-educado? Seu chefe é chato? Você não aguenta mais pagar contas? Ok, não faltam motivos para reclamar, mas passar a semana resmungando só fará você se sentir pior.  Pesquisas mostram que 10 minutos de reclamações turbinam a produção de cortisol, o hormônio que causa estresse no organismo. Pare e reflita! Vale a pena? Faça o exercício diário de não reclamar. Isso a deixará mais equilibrada e sensata. E é contagioso: quando a família e os amigos veem você tranquila, eles também se acalmam!

4. Tirar férias

É comprovado! Quem não tira férias pode render menos no trabalho, se irritar mais e se sentir insatisfeito com maior frequência. Um período anual de folga é essencial para repor as energias e encarar a rotina com mais tranquilidade e determinação. Tente também, pelo menos uma vez por ano, fazer uma viagem especial. Pode ser pelo Brasil, pelo mundo ou até mesmo nas cidades vizinhas. Conhecer lugares e culturas diferentes faz bem para a alma.

5. Dormir bem

A cota ideal de sono é de oito horas – assim, quanto mais cedo você se deitar, melhor. A falta de uma boa noite de sono está relacionada ao aumento da produção de hormônios (como o cortisol) que, em excesso, provocam stress e depressão. Tente dormir sempre no mesmo horário, desligue aparelhos eletrônicos e apague as luzes.  

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s