Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Poltrona Mole completa 60 anos e ganha edição limitada

Edição especial e limitada do móvel icônico do designer Sergio Rodrigues foi lançada em evento que aconteceu ontem (16) em São Paulo

Por Mariana Conte
Atualizado em 20 Maio 2022, 08h23 - Publicado em 17 Maio 2017, 13h04
As poltronas Moleca, Mole e Mole 57 na avant-premiére do lançamento, no Salão do Móvel de Milão (Divulgação/dpot)

A poltrona Mole, de Sergio Rodrigues, ajudou a projetar o design brasileiro internacionalmente. Para celebrar os 60 anos do móvel, a dpot lançou a edição limitada da peça em evento que aconteceu ontem (16) na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo (SP) – espaço que tem assinatura de Isay Weinfeld.

A Mole nasceu do pedido do fotógrafo Otto Stupakoff (1935-2009), que queria um móvel no qual “pudesse se refestelar feito um sultão”, e foi produzida com madeira maciça, tiras de couro e almofadas generosas.

Poltrona Mole 57, edição limitada em comemoração aos 60 anos do móvel, na loja da dpot na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo (SP) (Gabriel Chiarastelli/dpot)

Fabricada com madeira maciça de Imbuia, a Mole 57 – como foi batizada a edição especial comemorativa – foi produzida segundo o desenho original feito por Sergio Rodrigues em 1957 e tem características singulares que a diferenciam da poltrona reeditada pelo designer no final dos anos 1990 e que até hoje é comercializada no Brasil e no exterior. A produção tem edição limitada a 60 exemplares, possui um selo comemorativo gravado a laser em baixo relevo com aplicação de folha de ouro e numeração de 1 a 60.

Continua após a publicidade

“A primeira versão da poltrona Mole já trazia muito daquilo que viria a caracterizar os traços inconfundíveis de Sergio Rodrigues, especialmente os pés fusiformes – ou em forma de tacape, como ele costumava dizer”, explica Baba Vacaro, Diretora de Criação da dpot.

As poltronas Mole, reeditada nos anos 1990, e Mole 57, com selo comemorativo dos 60 anos (Divulgação/dpot)

A poltrona Mole comercializada atualmente é uma versão criada por Sergio Rodrigues para o IV Concurso Internacional do Móvel de Cantù, na Itália, em 1961. “Ao ser convidado a participar do concurso, Sergio desenhou uma segunda versão da peça, com a travessa posterior levemente curva e as percintas instaladas em ângulo, aumentando seu conforto”, conta Baba Vacaro. O móvel foi o grande vencedor da premiação. A Mole foi fabricada primeiramente na Europa, onde recebeu o nome de Sheriff. O reconhecimento na premiação europeia foi fundamental para projetar o Brasil no cenário internacional do design. “Quando Sergio reeditou a poltrona Mole, 40 anos depois, escolheu essa versão, e hoje é esta peça que está em fabricação”, completa Baba.

Poltrona Mole 57 na avant-premiére do lançamento, no Salão do Móvel de Milão (Divulgação/dpot)

Em 1963 uma nova versão da Mole foi lançada. A Moleca era a opção desmontável da peça, projetada visando a exportação. Relançada no início de 2015, a Moleca tem pés planos boleados, no lugar dos pés torneados que se tornaram marca da produção de Sergio Rodrigues.

“A dpot foi pioneira ao lançar as primeiras reedições das peças de Sergio Rodrigues, 17 anos atrás. Para nós, portanto, é motivo de grande orgulho trazer ao mercado brasileiro, em primeira mão, mais essa bela homenagem ao mestre”, diz Baba. “É a melhor maneira de mantê-lo sempre vivo na memória de todos nós.”

(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.