A solução pela banqueteira Vivi Barros
“O finger food pode, sim, ser uma ótima opção para casamentos, desde que faça parte de um menu degustação variado”, afirma Vivi Barros. A banqueteira explica que hoje em dia há muita confusão com o uso do termo. Se a ideia for servir apenas finger food, ou seja, canapés e petiscos que dispensam talheres, é bem provável que os convidados realmente saiam com fome. Em seu bufê, ela oferece uma sequência de mais de vinte pratos servidos em pequenas porções. A quantidade de opções e variedade de sabores são os principais segredos para saciar os convidados. Outro truque: servir paralelamente em ilhas gastronômicas alguns dos pratos passados pelos garçons em cumbucas, panelinhas, caçarolas ou tacinhas.
CARDÁPIO POR VIVI BARROS
Bebidas de boas-vindas: drinque de morango com champanhe, saquê com laranja lima e mel, saquê com lichia e licor de melão.
Finger Food
Frios, servidos por garçons e em ilhas gastronômicas: lichias recheadas com mousse de gorgonzola; camarão com guacamole e tortilha de milho; bolinhos crocantes de fubá com mousse de foie gras, melaço de cana e flor de sal; panquequinhas de arroz selvagem com chantilly de limão e cebola crocante; cones de massa folhada recheados de carpaccio ao azeite de raspinhas de limão siciliano; polenta crocante com calabresa e vinagrete; brusqueta de presunto cru e cogumelos ao pesto.
Quentes, servidos no réchaud, com casquinhas crocantes e pãezinhos: bobó de siri, ragú de lombo, brie folhado com geleia de pimenta doce.
Menu Degustação
Cubinhos de atum ao azeite de gergelim torrado sobre túneis de batata com raiz-forte; rolinhos de rosbife recheados com compota de tomate e farofinha crocante; creme brulê de milho; creme de abóbora com gengibre e alecrim; hadoque ao emental e molho de limão com batatas ao murro; polenta mole com molho de cogumelos.
Saladinhas, servidas em taças por garçons e na ilha principal: Panzanella (clássica salada italiana de legumes mediterrâneos, alcaparras e tomates marinados), tomates com lulas no azeite e palmito pupunha.
Pratos quentes, passados por garçons e servidos na ilha principal: Vitela em lascas servida com risoto de limão siciliano, massa recheada de queijo brie ao molho de tomates frescos com manjericão.
Sobremesas: torta de chocolate trufado, sorvete de iogurte com frutas tropicais e calda de maracujá.
Na Madrugada: tostex de presunto com queijo estepe e manteiga de alecrim, minichurros de doce de leite e granulados coloridos.
Na saída: café e chás ingleses; cookies de chocolate e de castanha-do-pará.
Nenhum comentário