5 lugares que servem “comfort food” em São Paulo

Chef Silvia Percussi, sócia do restaurante paulistano Vinheria Percussi, lista algumas delícias que, para ela, têm tempero afetivo especial

Para a chef Silvia Persussi, comida caseira é o alimento da alma

Foto: Ricardo Correa

“A maioria pode achar um chavão dizer isso, mas, para mim, a comida caseira é o alimento da alma”, diz a chef Silvia Percussi. É uma herança familiar a paixão dessa filha de italianos pela boa mesa. Era até de se esperar que o que sempre lhe deu prazer virasse profissão, como virou. Hoje ela toca, junto com o irmão, Lamberto, que é sommelier e restaurateur, a Vinheria Percussi, onde reina na cozinha. Segundo Silvia, tudo o que comemos ajuda a traçar a história da nossa vida, já que, de alguma forma, fica gravado na nossa memória. Quem se esquece da primeira vez que provou cogumelo ou ostra? “Por isso, é inevitável experimentar uma sensação de aconchego quando voltamos a comer os alimentos que adorávamos na infância.” A seguir, a chef revela algumas delícias que, para ela, têm esse tempero afetivo especial.

1. Mesa árabe

“Quando minha família sai do tema Itália, o Arábia é opção. A gente adora coalhada, quibe cru, homos… A esfirra folhada também é demais! Ainda tem os doces. Passo para pegar ou peço por telefone.”

Arábia – R. Haddock Lobo, 1397, Jardim Paulista, tel. 3061 2203

2. Menu chinês

“Frequento o Taizan desde o tempo dos meus avós. Nunca falta wonton frito, que é como um pastelzinho de carne que todo mundo adora!”

Taizan – R. Galvão Bueno, 554, Liberdade, tel. 3208 9498

3. Pão italiano

“Na Masseria, os pães são totalmente naturais, da fermentação aos ingredientes. Compro um pão que lembra o da Toscana, sem muito sal e mais durão. É perfeito com queijo, em uma bruschetta, no café da manhã.”

Masseria – R. Sales Guerra 75, Lapa, tel. 3871 1441

4. Pudim

“A Forma de Pudim oferece esse doce em vários sabores. Com textura cremosa e o verdadeiro gosto da baunilha, o tradicional parece muito o lá de casa.”

Forma de Pudim – R. Silvânia, 177 A, Vila Nova Conceição, tel. 2309 2030

5. Pesto

“Na minha família, não há nada mais caseiro do que nhoque ou tagliolini ao pesto genovês, feito com pignoli e folhas de manjericão gigante. É o nosso arroz com feijão. Dá para congelar o molho e usar depois, à temperatura ambiente, apenas adicionando um pouco da água do cozimento da massa.”

Rosticceria Percussi – R. Cônego Eugênio Leite, 523, Pinheiros, tel. 3088 4920

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s